Após seis meses de testes, será feito um estudo sobre os impactos positivos da conversão de toda a frota de veículos de coleta de lixo na capital para caminhões GNV. “Se os resultados confirmarem a viabilidade técnica e econômica desta iniciativa, será mais um passo para a melhoria da qualidade do ar nas grandes cidades”, destaca o diretor presidente da Sulgás, Roberto Tejadas.
O Iveco Tector GNV tem 16 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) e é equipado com um motor Iveco-FPT NEF 6, de seis cilindros, 126 metros cúbicos de gás e autonomia para rodar até 350 quilômetros. O veículo já está preparado para ser abastecido com biometano. “Nas últimas décadas, a Iveco investiu em pesquisas para a produção de veículos ecológicos, e hoje é líder em tecnologia GNV do mundo. O Brasil só tem a ganhar com esses projetos de viabilidade, e a Iveco quer ser a protagonista nesse cenário de transporte sustentável”, afirma Davi Lunardi, diretor da gama de veículos pesados da montadora.
O acordo com a Sulgás e a Prefeitura de Porto Alegre é mais uma iniciativa da Iveco na aplicação de tecnologias voltadas para o uso de combustíveis limpos ou renováveis. Em junho, a montadora entregou um Iveco Daily Furgão GNV 35S14G, modelo europeu, para testes com a Patrus Transportes, com o objetivo de pesquisa de desempenho, consumo de combustível e resistência, a fim de melhorar a mobilidade e a qualidade do trânsito na capital mineira, no que diz respeito à entrega urbana. O acordo envolve ainda Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte, Gasmig, Fetcemg/Setcemg e UFMG.
Fonte: Brasil Caminhoneiro
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