ZF-Ecobus percorreu 20 mil quilômetros por 15 cidades
O Grupo ZF realizou apresentações práticas da transmissão automática ZF-Ecolife 6 marchas. O funcionamento da nova caixa automática foi demonstrada para 1000 pessoas de 80 empresas do setor de ônibus, ao redor de todo o Brasil. Para tanto, entre os dias 16/04 à 31/08 a empresa promoveu test drives utilizando o veículo batizado de ZF-Ecobus em quinze cidades e sete Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal). Entre os executivos, 59 frotas de ônibus, 8 órgãos gestores, 9 concessionárias e 3 encarroçadores puderam contemplar os benefícios dos novos padrões de tecnologia e conforto proporcionados pela nova caixa de transmissão automática para operações de transporte de passageiros em ônibus urbanos.

Segundo Alexandre Marreco, Gerente de desenvolvimento de Negócios de Sistemas de Transmissão do Grupo ZF, o retardador primário evita o uso de freios e reduz a emissão de pó de freio. “Em testes realizados pelo Grupo ZF, conseguimos reduzir consideravelmente a emissão de pó de freios: dentro de uma frota de 1.800 ônibus, 19 toneladas desse material deixam de ser emitidos por ano para o meio ambiente”, explica.
Maior conforto
O baixo ruído do ônibus e sua condução uniforme proveniente da troca automática das marchas proporcionam uma viagem mais confortável aos passageiros. O motorista tambem é beneficiado, uma vez que não precisa utilizar embreagem ou trocar marchas, evitando movimentos constantes que podem, em alguns casos, provocar lesões musculares. “O veículo equipado com a transmissão Ecolife apresentou bom desempenho. A viagem foi confortável, e os passageiros realmente não sentem qualquer sensação de solavancos durante a troca de marchas”, diz Marco Franco, diretor da Auto Ônibus São João, empresa que atua no transporte municipal de passageiros de Sorocaba (SP), e possui uma frota de 850 veículos.
Ivo Hoerle, coordenador da inspeção veicular da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) de Porto Alegre (RS), se surpreendeu com o test drive: “Fiquei impressionado com a dinâmica de demonstração. Eu não tinha ideia de como era o câmbio e como o sistema funcionava com o veículo em movimento. Além de ser mais econômica em consumo de combustível, a arrancada da transmissão é muito suave”.
Fonte: Bruno Aurélio, Frota Online
Ivo Hoerle, coordenador da inspeção veicular da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) de Porto Alegre (RS), se surpreendeu com o test drive: “Fiquei impressionado com a dinâmica de demonstração. Eu não tinha ideia de como era o câmbio e como o sistema funcionava com o veículo em movimento. Além de ser mais econômica em consumo de combustível, a arrancada da transmissão é muito suave”.
Fonte: Bruno Aurélio, Frota Online
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