24 de setembro de 2012

DAF apresenta nova linha XF Euro 6

Modelo oferece de série VSC - Sistema de Controle de Estabilida; o ACC – Cruise Control Adaptável, e o FCW – Aviso de Colisão Frontal, são opcionais

 | Divulgação
 
 
A DAF, também presente no Salão de Veículos Comerciais de Hanover, está apresentando o seu novo modelo topo de linha XF Euro 6, cuja produção se iniciará em meados de 2013. O DAF XF Euro 6 possui novo chassis, motor Euro 6 PACCAR MX, design externo mais aerodinâmico e moderno, além de espaço interno otimizado em praticidade e conforto.

“O significativo investimento da DAF no novo XF Euro 6 reflete o plano de crescimento estratégico da empresa”, declarou Harrie Schippers, Presidente da DAF e vice presidente da PACCAR. “Este é o mais importante e mais vasto programa de projeto e desenvolvimento em toda a história de 84 anos da DAF. O novo DAF XF complementa os premiados modelos CF e LF”, explica.

A DAF desenvolveu a nova geração de motores Euro 6 com base na reputação de confiabilidade e eficiência que os motores PACCAR MX 12.9L já conquistaram na Europa e na América do Norte.

Os novos motores Euro 6 PACCAR MX-13 serão disponibilizados com potências de 410cv, 460cv e 510cv, e torque de 2.000 a 2.500 Nm, disponíveis entre 1.000 e 1.425 rpm, com intervalos de manutenção de até 150 mil quilômetros.


Tara otimizada - Os novos DAF XF adotam eixo de tração mais leve, disponível para PBT até 44 toneladas e torque do motor até 2.300 Nm. A nova estrutura de suspensão Stabilink incorpora as funções da barra estabilizadora, reduzindo peso e melhorando a estabilidade e o comportamento em estrada. A nova caixa de direção está fixada num suporte fundido multifunções, eliminando a necessidade de um suporte dedicado somente à caixa de direção.

O tanque de aditivo Arla de 90 litros (ou de 140 litros em opção) está instalado por baixo da cabine, e as baterias podem ser instaladas na retaguarda, entre as longarinas do chassis. A combinação do catalisador e do filtro de partículas numa só unidade torna possível disponibilizar capacidades de até 1.500 litros de combustível. Outras melhorias são proporcionadas pelos novos pára-lamas traseiros e pela travessa de fecho do chassis redesenhada.

O novo modelo oferece série o sistema de Controle de Estabilidade VSC – Vehicle Stability Control. O ACC – Cruise Control Adaptável e o FCW – Aviso de Colisão Frontal são opcionais, bem como o novo Sistema Avançado de Frenagem de Emergência. O painel de bordo está equipado com zonas de absorção de choques proporcionando um ambiente ergonômico e seguro no posto de condução.

ATe – Eficiência Avançada do Transporte (Advanced Transport Efficiency) - O novo DAF XF se integra no programa ATe – Eficiência Avançada do Transporte (Advanced Transport Efficiency), que reduz os custos de operação e o impacto ambiental. Como exemplos destas inovações o novo modelo oferece sistema de refrigeração otimizado, as novas relações de diferencial, e a utilização de um cruise control mais avançado, que retoma de forma gradual a velocidade previamente regulada.

O inovador Assistente de Desempenho do Condutor (DPA – Driver Performance Assistant) otimiza acentuadamente a economia de combustível. A tecla central do painel fornece ao condutor informações sobre o consumo em tempo real. A tela de informações apresenta mensagens automáticas que ajudam a melhorar a eficiência do condutor, recomendando por exemplo passagens de caixa para outras mudanças. O DPA ajuda o condutor a poupar combustível e custos de operação assegurando a pressão de pneus e a posição do defletor mais corretas.

O DAF XF é pioneiro na utilização de luzes de LED (opcionais), e os novos ‘faróis de manobras’, que emitem um feixe luminoso na direção para onde o veículo está virando, em curva ou em manobras. As luzes diurnas de LED asseguram visibilidade adicional durante o dia.

A aerodinâmica constituiu também um fator de base do novo design, incluindo as novas abas e saias laterais, pára-lamas, e o novo defletor para o XF Space Cab. A altura do defletor pode ser fácil e rapidamente ajustada pelo condutor. Os pára-lamas e abas laterais foram redesenhados, tal como os novos defletores dos cantos dianteiros da cabine, que guiam o fluxo do ar de modo a manter limpos os espelhos e puxadores das portas.


Fonte: Transpo Online


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