22 de outubro de 2012

TAC Motors prevê produzir 200 veículos até fim do ano

O polo metal mecânico de Sobral contará com duas indústrias de veículos e há negociação para novas empresasSobral A Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC Motors) deverá produzir até o fim do ano 200 carros e investir R$ 70 milhões só neste primeiro ano. Em Sobral desde o primeiro semestre, o investimento total previsto é de R$ 203 milhões e será executado em cinco anos. A fábrica´ no município é hoje a principal da empresa no País, e deverá lançar um novo modelo no inicio de 2013.



A meta do fabricante é elevar a produção para 60 unidades mensais. Futuramente, a expansão deverá atingir 3 mil veículos por ano fotos: Pompeu Vasconcelos
A empresa TAC, que surgiu em 2004, fabricará em seu novo parque os modelos de jipe Stark 2.3, veículo off road, e o seu primeiro lançamento do ano, a versão final do seu modelo de veículo especial de inteligência, vigilância e reconhecimento, denominado Stark IRV.MudançaDe acordo com o anúncio oficial da fabricante, o intuito da mudança é elevar a produção do jipe para 60 unidades mensais e futuramente atingir três mil veículos por ano, além de melhorar a logística da empresa e se aproximar dos maiores compradores.

A TAC Motors já possui uma rede de 30 revendedores, presentes em todos os estados do País. Com a instalação do parque fabril na cidade, um dos interesses por parte da administração é atrair para Sobral os seus fornecedores em Santa Catarina, principalmente os da área de produção de plásticos e resinas.



O jipe Stark 2.3 será o primeiro lançamento da indústria de veículos no Ceará. A fábrica se daca no País
Segundo o presidente da TAC, Neimar Braga, os modelos produzidos possuem alto valor agregado e perfil técnico e trabalhará com apoio de institutos de ensino tecnológico, universidades e Sistema Sesi, Senai e Sesc.

De acordo com o secretário de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, a mão de obra será 98% local , e deverá contar com um projeto de profissiona-lização regional. "O projeto que esteve parado durante o período eleitoral deverá ser reaberto logo", disse.

O projeto de capacitação deverá contar com uma empresa contratada e atenderá cerca de 260 pessoas, já visando a chegada de mais empresas no polo metal mecânico de Sobral, e trará cursos voltados para esta área. "A empresa será contratada por licitação, provavelmente o Sesc/Senai, por ser a única que supre as necessidades na região". Os número de profissionais de nível técnico ainda é pouco para a necessidade da região, segundo avalia. "Com a chegada da Escola Profissionalizante Lysia Pimentel e os cursos técnicos oferecidos, esperamos que este quadro se modifique. Diversos cursos já estão sendo ofertados para suprir as vagas abertas".

Localizada na BR-222, a TAC Motors ocupa hoje as antigas instalações da Curtimasa de Sobral, empresa que trabalhava com couro e primeira indústria da cidade. A área ocupada tem 100 mil metros quadrados, com cerca de 60% de área construída. Mas os planos, de acordo com o secretário, são de que a expansão seja bem maior. "O plano apresentado pela empresa é de que a área final ultrapasse 150.000m²", disse.

De acordo com o Pedro Aurélio, além da TAC Motors, também se instalará no município a Tacovel, entre outras em negociação. "Já estão protocolados pedidos de empresas portuguesas e alemãs", apontou.
Fornecedores
Além das indústrias, ele acredita também que serão atraídos para a região a cadeia de fornecedores voltada para o polo, o que representará mais uma vantagem para os empreendimentos instalados. "A cidade é propícia para esse tipo de investimento, pois possui diversos benefícios municipais e estaduais, além do Banco do Nordeste, que disponibiliza as melhores taxas para empreendimentos", afirma ele.

O secretario destaca que esta é uma nova fase no desenvolvimento da região, ocasionando uma mudança profunda no quadro socioeconômico local. "A geração de empregos contará com salários acima do mínimo legal, o que modificará o poder aquisitivo da população, além do alto número vagas oferecidas".

Ele explica que, apenas nesta primeira fase de instalação, com a TAC Motors e a Tacovel, serão criados 1.300 empregos diretos. A expectativa é duplicar esta quantidade até 2013. "O dinheiro investido vai gerar impostos, o que significa melhoria no serviço público", finalizou.


Mais informações:
TAC Motors - Joinville - Santa Catarina , (47) 3027.8150
Em Sobral, BR-222, N° 3462 - Distrito Industrial
tacmotors@tacmotors.com.br


Nenhum comentário: