31 de outubro de 2012

Os carros mais caros e baratos do Salão de São Paulo

De pouco mais de R$ 20 mil a quase R$ 3 milhões, Salão do Automóvel revela extremos do mercado brasileiro


O mercado brasileiro de automóveis evoluiu nos últimos anos, não há dúvida. A maior prova disso está no Salão do Automóvel, onde os visitantes podem ir do requintado ao despojado dando apenas alguns passos. Exemplos não faltam, bastam ver o estande da Fiat, que concentra no mesmo bloco carros baratos como Uno e Pailo com as luxuosas Ferrari 458 e Maserti GranCabrio Sport.



Pensando nessas diferenças de preços e levando em consideração apenas as novidades, iG Carros separou os cinco veículos mais baratos e os cinco mais caros presentes no Anhembi.

Sonho meu...
Diferentemente da 26ª edição do Salão do Automóvel, que teve a presença de Bugatti Veyron e Pagani Zonda, dois dos carros mais caros do evento naquela época, este ano é o Lexus LFA o carro mais valioso da mostra: o modelo custa R$ 2.900.000.

Para tentar justificar o preço, o cupê japonês de tração traseira carrega um potente motor 4.8 V10 com 560 cv controlado por uma transmissão automática sequencial de seis marchas. Segundo a marca, o veículo vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e atinge velocidade máxima de 325 km/h.

Mas se o intuito for levar mais tradição (e felicidade) para a garagem, a Ferrari 458 Spider surge como uma boa opção. Com ela dá até pra economizar uns “trocados” em relação ao LFA: o conversível italiano é comercializado no País por R$ 1.950.000.

Além do peso do nome “Ferrari”, o carrinho traz um poderoso motor V8 de 4.5 litros que entrega 570 cv. De acordo com a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,4 segundos e a velocidade máxima é de 320 km/h.

Na terceira colocação está um astro de cinema: o Aston Martin DBS Coupé. O modelo, que já fez dupla de “fuga” com o James Bond no filme Quantum of Solace, custa R$ 1.360.000 no Brasil e traz um visual de tirar o fôlego. O esportivo britânico possui um motor V12 de 6.0 litros que desenvolve 510 cv capaz de fazer o carro atingir 307 km/h de velocidade máxima e ir de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.

Já na quarta posição está o Audi R8 GT Spyder. O modelo, que também apareceu nas telinhas dos cinemas em Transformers 2: A Vigança dos Derrotados na sua versão cupê, é vendido por R$ 1.360.000 no Brasil. Por esse preço, o carro traz um motor FSI 5.2 V10 de 560 cv e um câmbio R-tronic automatizado de dupla embreagem com seis marchas.

Fechando a lista dos cinco carros mais caros do Salão está o Porsche Panamera Turbo S.  O modelo, que é equipado um propulsor V8 de 4.8 litros com 550. cv debaixo do capô, custa R$ 1.149.000. Dos mais caros, ele é o único veículo com quatro portas que oferece espaço (de verdade) para quatro pessoas..mas é com esse que eu vou.

Na outra ponta estão os carros que podem, em algum momento, “decorar” a garagem da maioria dos visitantes do Salão. O primeiro deles é o recém-lançado Volkswagen Gol com duas portas. O modelo, que chega ao mercado depois de quatro longos anos de espera – a marca havia prometido o veículo desde o lançamento de sua quinta geração em 2008 –, será oferecido com motores 1.0 e 1.6 por R$ 26.690.

Essa nova versão chega num momento muito agitado para o atual líder de vendas e a sua (difícil) missão será ajudar a segurar os clientes do Gol diante dos novos lançamentos, como o novo Chevrolet Onix, o segundo lançamento mais barato presente no Salão.

O novo compacto da GM, que foi apresentado por Dan Akerson, presidente mundial da GM, em um evento realizado em São Paulo, terá três versões (LS, LT e LTZ), duas opções de motor - 1.0 e 1.4 - e preços começando em R$ 29.990.

Por esse mesmo valor é possível também comprar um Toyota Etios hatch. O pequeno japonês em sua variante de entrada - avaliada por IG Carros - traz um propulsor 1.3 flex que desenvolve 84 cv com gasolina e 90 cv com etanol. Entre os itens de série, o carro traz duplo airbag dianteiro, rodas aro 14”, ar quente e para-choques na cor da carroceria.

Enquanto isso, da China veio o JAC J2. Dos lançamentos, ele é o quarto mais barato: custa R$ 30.990. Com visual simpático, o modelo tem tudo para agradar principalmente o público feminino, já que é extremamente pequeno em relação aos veículos que são vendidos nessa faixa de preço. De série ele traz ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, sistema de som com MP3, além de freios ABS e airbag duplo. Debaixo do capô está o motor 1.4 16V VVT de 108 cv, que ainda não é flex.

Por fim, surge o yundai HB20. O modelo, que custa em sua versão de entrada R$ 31.995, ocupa o quinto lugar entre os novatos mais em conta presentes no Salão. De série possui ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, além de dois airbags frontais. Mesmo sendo o mais caro entre eles, certamente é o que mais deverá vender, se a expectativa em torno dele se confirmar.

Fonte: Midia News







Nenhum comentário: