1 de outubro de 2012

Confira algumas novidades do Salão de Paris

Serão fabricados no Brasil o VW Up! e o Peugeot 2008
 
 

Volkswagen Up! será produzido no Brasil.
 
Prepare-se para conferir os veículos que estarão expostos no Salão do Automóvel de Paris, de 29 de setembro a 14 de outubro, e poderão desembarcar para produção no Brasil, ao lado de outros que estarão reservados apenas para a importação. Não espere encontrar uma lista grande de novidades ou projetos de impacto além dos já conhecidos. As montadoras europeias, especialmente as anfitriãs francesas, passam por momento de aperto e as verbas para novos projetos andam curtas.

Para piorar a situação, este ano as vendas no continente europeu devem recuar 8,8% em relação a 2011, somando 12,5 milhões de veículos, como informou a consultoria internacional IHS Automotive
. Antes da crise atual, o volume de vendas de carros esteve próximo de 15 milhões de unidades por ano. Apenas a Volkswagen parece salvar-se nessa conjuntura, mas deve boa parte do balanço positivo a resultados internacionais e à boa performance de seus veículos premium, como a linha da Audi.

Para os brasileiros em visita à exposição vale conferir o Volkswagen UP!, que será produzido em Taubaté (SP) para fazer frente ao Novo Uno, embora ainda não se conheçam as versões locais; a nova geração do Beetle, que será feito no México, e a sétima geração do Golf, que provavelmente não será produzida no Brasil; o Chevrolet Trax, que virá do México; o Peugeot 2008, que será montado em Porto Real (RJ); uma nova versão do Renault Clio, que pode inspirar projetos de design mais agradáveis na Renault; e as novidades da família DS, da Citroën, que vão desembarcar no País. Os novos Sandero e Logan, apresentados pela Dacia (da Renault) no Salão de Paris, ganham traços de modernidade e há indicações de sua montagem no Brasil.

O Grupo Fiat nada prepara de excepcional para a exibição, depois de apresentar o 500 L de uso múltiplo (MPV) no Salão de Genebra, Suíça, e brecar o desenvolvimento de diversos programas. A marca lança uma versão 4x4 do Panda e serviços personalizados para o Fiat 500 top de linha, que ganha até cafeteira Lavazza.

A Ford mencionou apenas um facelift para o Fiesta, com a frente ganhando nova grade e alguma estilização a mais. Sob o capô, o modelo recebe motores a gasolina turboalimentados Ecoboost 1.0 litro, de três cilindros, e 1.6 litro, de quatro cilindros.

A Opel vai ao Salão de Paris para apresentar oficialmente o novo Adam, apresentado como chique, pequeno e urbano. O veículo tem nível elevado de opções de personalização em termos de cores, equipamentos e acessórios, com forte foco em tecnologia. A companhia estaria se inspirando no sucesso dos pequeninos Citroën DS3 e do Fiat 500, que demonstraram a viabilidade de ocupar o espaço de veículos premium no segmento de compactos.

VOLKSWAGEN
O Grupo Volkswagen vai mostrar os próximos modelos que se beneficiarão da arquitetura da nova plataforma MQB, utilizada inicialmente no Audi A3. A principal aplicação será na família Golf, em sétima geração, com um modelo mais longo, largo e baixo que seu predecessor. O tamanho maior garante evolução no espaço, embora o peso tenha sido reduzido em 100 kg, dependendo da versão, graças a um esforço concentrado no projeto de componentes do powertrain, suspensão e estrutura. Um dos resultados será a redução de emissões de dióxido de carbono.

Segundo a assessoria de comunicação da Volkswagen no Brasil, o carro foi projetado na Alemanha para o mercado europeu e japonês e acaba de ser apresentado na Europa, não havendo previsão de montagem no México ou no Brasil.

A nova geração do Beetle será uma atração, começando pelo desenho, que se aproxima mais do original, e pelos diferentes apelidos com que é vendido no mundo todo. No Brasil, ele maracará a volta do nome Fusca
. O veículo, com produção no México, estará no Salão de São Paulo na versão automática de 6 marchas, com motor 2.0 TSI de 200 cv (o mesmo do Jetta TSI).

A espanhola SEAT, do grupo, expõe a terceira geração do Leon, com benefícios similares aos oferecidos pelo Golf. Apresentado inicialmente em versão hatch de cinco portas, o veículo pode ter uma opção hatch de três portas e um sedã.

PEUGEOT E CITROËN
Depois de anunciar a redução do pessoal e fechar a planta de Aulnay, na França, a PSA Peugeot Citroën levará diversas atrações ao Salão de Paris, especialmente sob a marca Peugeot. Isso inclui o Onyx, um conceito de supercarro usado em parte para o estudo de novos materiais, com asas frontais fabricados manualmente com folhas de cobre, acrílico de baixo peso utilizado nas janelas e teto, além de painéis e monocoque central de fibra de carbono. O motor é um 3.7 litros diesel, V-8, baseado no propulsor do 908 Le Mans de competição.

Peugeot 2008
Um dos veículos mais próximos das linhas de produção é o 2008 SUV-B crossover, que pode ser montado já em 2013. O conceito veio equipado com um novo motor a gasolina de três cilindros 1.2, de 110 cv. A Peugeot já confirmou a produção em Porto Real (RJ), mas faltam detalhes, como a data do início de fabricação e o motor a ser adotado.


Outro veículo que pode ser produzido pela marca é o RCZ R, ainda em fase conceitual, baseado no RCZ, que utilizará um propulsor 1.6 litro a gasolina, turboalimentado (Prince) de 260 cv. Outra adição ao portfólio inclui variações do 208, com a especificação top XY e a GTI, de alta performance.

Citroën DS3 Electrum
A marca apresentará um veículo elétrico conceitual baseado no DS3, conhecido como DS3 Electrum, com dois motores de 65 kW no eixo frontal e bateria de íon-lítio Panasonic de 17.5kWh, capaz de rodar 75 milhas com 80% de carga feita em 30 minutos, em carregador rápido.

Citroën C-Elysée
O salão mostra também os rejuvenescidos C3 Picasso, C-Elysée e C4 L, o ultimo dos quais em processo de desenvolvimento para países fora da Europa. Uma versão similar da Peugeot, o 301, também será exibido.

DACIA
Oito anos depois do lançamento mundial, a Dacia apresenta no Salão de Paris a nova geração do Logan e do Sandero. As duas versões podem vir para o Brasil em 2013. O Sandero já ganhou contornos praticamente definitivos no projeto atual, com toques de modernidade, enquanto o Logan ainda está em fase conceitual. Vale lembrar que a Dacia pertence ao Grupo Renault e os projetos de engenharia desenvolvidos na Romênia passam pela supervisão do núcleo de engenharia na França.
 
Salão
 
Fonte: Automotive Business

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