23 de outubro de 2012

Salão de São Paulo vai refletir o bom momento do mercado brasileiro

Não há muito mistério no setor automotivo. O mercado que estiver em melhor situação, ganha mais atenção – ou melhor, investimentos. Quando esse momento coincide com a estagnação financeira das regiões centrais – Estados Unidos, Europa e Japão –, a disparidade no comportamento fica bastante acentuada. É nesse contexto que acontece entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro o 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. As marcas veem no Brasil a oportunidade de reforçar as suas operações e ficarem menos dependentes das vendas nos países ricos. E nada melhor para isso do que mostrar novidades e lançamentos atualizados com os principais mercados do mundo. Boa parte das principais atrações do evento paulistano foi apresentada pela primeira vez há pouco mais de duas semanas no Salão de Paris.

Outro detalhe reforça o interesse de marcas sem fábrica no País: a intenção de aproveitar o novo regime automotivo para melhorar a sua participação no mercado. A Audi, por exemplo, vai montar um dos maiores estandes da feira – bem diferente de 2010, quando nem expôs seus modelos. A principal atração da fabricante alemã será a nova geração do médio A3. Das conterrâneas, apenas a Mercedes terá novidades. Vai mostrar a nova Classe A e o GLK pós-face-lift. Já a BMW será mais comedida. A principal atração da empresa será apresentada pela subsidiária Mini através do Paceman, um SUV cupê. A Jaguar Land Rover é outra estrangeira que traz modelos que acabaram de ser lançados em Paris. É o caso do esportivo F-Type e a nova geração do clássico Range Rover.

Além dos modelos luxuosos, alguns mais palpáveis também se destacam. A Ford leva ao Anhembi o New Fiesta já com a reestilização mostrada em Paris, que será produzido no Brasil. A Chevrolet também exibe seu novo compacto brasileiro, o Onix. Dentre as francesas, a mais “animada” é a Peugeot, que terá como “vedete” o novo compacto 208. A Citroën vai ser mais discreta. Os principais modelos serão DS4 e DS5, integrantes da linha de luxo da marca que devem desembarcar por aqui em 2013. Já a Renault vai apresentar o Clio reestilizado. O desenho aproxima o Clio 2, feito na Argentina, ao de 4ª geração, lançado em Paris.

Destaques há dois anos, os superesportivos serão mais raros em 2012. A Via Itália, importadora oficial de Ferrari, Maserati, Lamborghini e até da Rolls-Royce, dispensou presença no Salão. Entretanto, a Fiat, dona das duas primeiras marcas, resolveu trazer uma 458 Spider e uma GranCabrio Sport para enfeitar seu estande. E a Porsche, trouxe rapidamente da França os novos 911 Carrera 4S. Afinal, com o Brasil em um bom momento, algum endinheirado pode até decidir arrematar um bólido desses.

Os destaques do Salão de São Paulo:

Audi A3

Na estética, o A3 pouco mudou. Ficou um pouco mais moderno, manteve as características visuais, mas é realmente novo. A plataforma MQB permitiu aumentar o tamanho do carro e diminuir o peso total em 90 kg. A configuração Sportback, por sinal, tem entre-eixos maior que o modelo de duas portas. Os motores também são novos. Por enquanto, o mais forte é um 1.8 TFSI de 180 cv. O novo A3 será vendido no Brasil em 2013 com preço superior ao do A1 – que começa em R$ 110 mil.

Ferrari 458 Spider

A variante conversível da 458 não é nenhuma novidade – foi apresentada antes do Salão de Frankfurt, em setembro de 2011. Mas será uma atração no Anhembi. Ainda mais porque será exposto no espaço da Fiat, bem mais democrático que os elitistas e pernósticos estandes da Ferrari mundo afora. O modelo tem capota rígida retrátil, feita de alumínio, e manteve o trem de força da versão fechada. Aspirado naturalmente, o V8 de 4,5 litros gera 570 cv e 55 m.kgf de torque e é gerenciado por uma transmissão automatizada de sete marchas.

Ford New Fiesta

A reestilização do compacto já foi exibida pela Ford no Salão de Paris e as mudanças se concentram na dianteira. Assim, a entrada de ar do para-choque ficou pequena e abriu espaço para uma imensa grade, nos moldes do novo Fusion e do EcoSport. O New Fiesta reestilizado será vendido no Brasil apenas quando passar a ser produzido em Camaçari – o que deve acontecer no primeiro semestre de 2013.

Hyundai i30

A segunda geração do hatch médio nem tem a pretensão de repetir o sucesso do antecessor no Brasil. Importado da Coreia do Sul, o modelo será vendido por aqui no primeiro trimestre de 2013, mas com preços bem mais salgados que os do modelo atual. O visual renovado segue o estilo atual da Hyundai.

JAC J2

É o quarto modelo da fabricante chinesa a chegar ao Brasil. O J2 é um subcompacto, com tamanho semelhante ao Kia Picanto, mas que terá o mesmo motor 1.4 de 108 cv do J3. O interior é simples e não há nem porta-luvas. A JAC ainda não adiantou muitos detalhes do J2, mas ele deve custar em torno de R$ 30 mil. As vendas começam em dezembro.

Jaguar F-Type

Segundo a Jaguar, o seu mais novo esportivo vem resgatar a tradição iniciada com o clássico E-Type da década de 1960. Exageros à parte, o F-Type até tem alguma referência ao antigo modelo, principalmente na frente, mas tem linhas bem mais limpas. São três opções de motores que variam entre 340 cv e 495 cv. O mais potente leva o roadster de zero a 100 km/h em 4,3 segundos e a 300 km/h de velocidade máxima. O F-Type será um dos principais modelos para marcar uma espécie de “retorno” da marca ao Brasil, em 2013.

Land Rover Range Rover

O clássico utilitário inglês chega na sua quarta geração mais tecnológico do que nunca. A estrutura – tanto chassi, quanto carroceria – tem diversas partes em alumínio, o que provocou uma redução de peso de impressionantes 350 kg, se comparada à geração anterior. Outros destaques são a função automática do sistema Terrain Response – que adapta a tração ao tipo de piso – e o cruise control adaptativo. O novo Range Rover chega ao Brasil no ano que vem.

Lexus LFA

A única unidade do LFA vendida no Brasil vai servir para abrilhantar o estande da divisão de luxo da Toyota, que retornou ao Brasil neste ano. O LFA demorou quase uma década para ser totalmente desenvolvido, tem imensa quantidade de tecnologia e apenas 500 deles serão produzidos. Daí o preço de R$ 2 milhões pago por um misterioso magnata brasileiro. Grande parte da estrutura é de fibra de carbono e o motor é um V10 de 4,8 litros com 560 cv e 48,9 m.kgf de torque. O bólido vai a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e atinge 320 km/h.

Mercedes-Benz Classe A

O menor carro da Mercedes abandonou o formato de monovolume compacto e virou um hatch médio. Com uma proposta mais esportiva, o modelo chega em meados de 2013 para brigar com o Audi A3 e o BMW Série 1. Ele usa a mesma plataforma do Classe B, recentemente lançado por aqui. O motor 1.6 turbo, usado no Classe B e destinado ao futuro Classe C, deverá ser calibrado para render 156 cv de potência.

Mini Paceman

É a sétima carroceria diferente na linha Mini e a inspiração é clara em outro inglês. Exatamente como no Range Rover Evoque, as linhas de cintura e do teto convergem em direção à traseira. Em relação ao Countryman, outro utilitário da marca, ele é 3,1 cm mais baixo e é 1 cm mais próximo ao solo. Como a Mini tem sido rápida no Brasil, por isso calcula-se que o Paceman já esteja nas lojas no começo de 2013.

Peugeot 208

O novo compacto da montadora francesa, lançado na Europa no final do ano passado, chega na versão brasileira no primeiro semestre de 2013. Ele será feito na fábrica da PSA de Porto Real, no Rio de Janeiro, e compartilha plataforma com o novo Citroën C3. Além do chassi, o 208 vai manter os mesmos motores 1.5 e 1.6 do C3. Ele vai entrar no topo da gama de compactos da marca, enquanto o atual 207 será mantido como modelo de entrada.

Renault Clio

O face-lift que o Clio ia receber já era conhecido, mas o design da dianteira do compacto surpreendeu. A Renault tentou introduzir na segunda geração do modelo o visual da quarta, lançada em Paris e que não tem chance de ser vendida no Brasil. Na traseira, pouca coisa muda. As lanternas ganham nova disposição das luzes. O motor continua sendo o valente 1.0 16V de 80 cv e 10,5 m.kgf de torque.

Volvo V40

O V40 será o novo carro-chefe da marca sueca no Brasil. Ele é um hatch alongado de quatro portas, no estilo A3 Sportback, o que o torna bem mais prático que o modelo de entrada anterior da marca, o C30. O V40 também se destaca pela segurança. Além dos tradicionais airbags, ele traz uma inédita bolsa instalada sob o capô para amortecer um eventual impacto sobre pedestres em atropelamentos. As vendas devem começar no primeiro trimestre de 2013.


Fonte: MotorDream/Rodrigo Machado

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