SUV
pequeno, conceito Taigun sinaliza futuro da Volkswagen
Taigun, inesperada atração no estande da marca no Salão; carro
pode virar real em dois anos
Depois de escalar Martin Winterkorn, presidente
mundial do Grupo Volkswagen, para apresentar à imprensa o Gol G5 de duas portas na noite de
domingo, a Volkswagen chamou nesta segunda-feira (22), mais uma vez, o jogador
de futebol Neymar para revelar, em seus 25 minutos de coletiva no Salão do
Automóvel de São Paulo, o Taigun, SUV pequeno (3,86 metros) feito sobre a
plataforma do Up.
Ainda em forma de conceito e em estreia mundial, o modelo -- nas palavras de Winterkorn -- é "feito sob medida para o mercado brasileiro", mas a mídia internacional aposta num lançamento global em cerca de dois anos; na Índia, o carrinho é visto como futuro rival do Ford EcoSport (embora seja menor que este). Equipado com motor 1.0 TSI (turbo e injeção direta de combustível) que rende até 110 cv (gasolina), o protótipo seria capaz de fazer até 22,2 km/litro, segundo a Volks. O câmbio é manual de seis marchas.
Taigun parece, mas não é, a grafia errada do nome de outro SUV da marca, o Tiguan (mistura de "tigre" com "iguana"). A palavra, com sonoridade oriental, não tem significado específico.
A família Up no Salão de São Paulo não se limita ao conceito de jipinho. Apesar de o modelo-base não ter vindo ao evento, sua versão GT (esportiva) e um protótipo de bugue baseado nele estão no estande da marca, ambos com motor 1.2 de 100 cv. A Volks não fala sobre data para estrear no Brasil.
Ainda em forma de conceito e em estreia mundial, o modelo -- nas palavras de Winterkorn -- é "feito sob medida para o mercado brasileiro", mas a mídia internacional aposta num lançamento global em cerca de dois anos; na Índia, o carrinho é visto como futuro rival do Ford EcoSport (embora seja menor que este). Equipado com motor 1.0 TSI (turbo e injeção direta de combustível) que rende até 110 cv (gasolina), o protótipo seria capaz de fazer até 22,2 km/litro, segundo a Volks. O câmbio é manual de seis marchas.
Taigun parece, mas não é, a grafia errada do nome de outro SUV da marca, o Tiguan (mistura de "tigre" com "iguana"). A palavra, com sonoridade oriental, não tem significado específico.
A família Up no Salão de São Paulo não se limita ao conceito de jipinho. Apesar de o modelo-base não ter vindo ao evento, sua versão GT (esportiva) e um protótipo de bugue baseado nele estão no estande da marca, ambos com motor 1.2 de 100 cv. A Volks não fala sobre data para estrear no Brasil.
Taigun é apresentado em SP com 3,86 metros, bem menor que o novo Ford
EcoSport
Interior propõe minimalismo nos comandos e aproveita instrumentos
tradicionais da Volks
Além dos compactos,
a marca alemã também mostra a versão híbrida do Jetta ("em fase de
estudos", diz sua assessoria), a picape esportivada Amarok Canyon, o Fusca (ex-New Beetle) e o conceito E-Bugster (versão
conversível do Fusca), a nova geração do Passat CC (agora denominado apenas CC) e o conceito Cross Coupé, protótipo de SUV
um pouco menor que o Tiguan -- além de toda a gama atual de modelos no Brasil.
O Fusca manual parte de R$ 77.600, enquanto o carro dotado de câmbio de embreagem dupla DSG custa R$ 80.990.
O Fusca manual parte de R$ 77.600, enquanto o carro dotado de câmbio de embreagem dupla DSG custa R$ 80.990.
Chefões
de Volkswagen e GM abrem Salão de SP e reposicionam Brasil
Os chefões mundiais
de Volkswagen, Martin Winterkorn, e General Motors, Dan Akerson, comprovam
neste domingo (21) que o Brasil passou a ser um mercado-chave para as
multinacionais automotivas. Os dois executivos estão em São Paulo e participam
de eventos que antecipam as atrações de suas marcas no Salão do Automóvel de
São Paulo.
O Brasil hoje oscila entre quarto e quinto lugares entre os mercados automotivos mundiais, embolado com Alemanha e Índia (China, Estados Unidos e Japão estão firmes no pódio). Por isso, tornou-se necessário ver de perto um dos poucos mercados com perspectiva de crescimento sólida o bastante para zerar a conta negativa da queda de vendas dos países desenvolvidos.
O Brasil hoje oscila entre quarto e quinto lugares entre os mercados automotivos mundiais, embolado com Alemanha e Índia (China, Estados Unidos e Japão estão firmes no pódio). Por isso, tornou-se necessário ver de perto um dos poucos mercados com perspectiva de crescimento sólida o bastante para zerar a conta negativa da queda de vendas dos países desenvolvidos.
- Dan Akerson, presidente da GM, no evento paulistano da marca: sinal de respeito
Nunca dois
executivos de tamanho peso vieram ao Brasil prestigiar o evento paulistano, que
abre ao público na quarta-feira (24). Pena que vão encontrar um evento estagnado em suas proporções. Em todo caso, a
27ª edição do salão, apesar de repetir a meta de 750 mil visitantes já atingida
em 2010, terá 49 marcas expositoras e cerca de 500 modelos, ante 42 e 450, respectivamente,
há dois anos.
GLOBAIS
Winterkorn é figurinha fácil nos salões europeus e Akerson bate cartão no de Detroit (EUA). Com a crise nos mercados automotivos maduros, a China entrou no radar deles -- e agora é a vez do Brasil.
GLOBAIS
Winterkorn é figurinha fácil nos salões europeus e Akerson bate cartão no de Detroit (EUA). Com a crise nos mercados automotivos maduros, a China entrou no radar deles -- e agora é a vez do Brasil.
Akerson foi ao Expo Center Norte, onde a GM faz neste domingo o pré-lançamento do Chevrolet Onix. Nem bem
desembarcou no pavilhão, foi cercado pelos jornalistas e, numa declaraçao
rápida (o discurso será mais tarde), mostrou que o desafio do novo compacto é
grande: "O Onix é um projeto importante, será fabricado aqui no Brasil [em
Gravataí (RS)] eesperamos que conquiste o consumidor local".
- Martin Winterkorn, chefão mundial da Volkswagen, fala aos jornalistas em São Paulo
O chefão da GM
confirmou o papel crucial do Brasil ao dizer que "não há previsão de
fabricar ou vender o Onix em outros mercados, uma vez que o desafio inicial é
ganhar a confiança do brasileiro".
GOL DUAS PORTAS
Winterkorn chegou ao evento Volkswagen Group Media Night, na zona oeste paulistana, por volta de 20h -- não a bordo de um Passat ou outro carro da marca, e sim de helicóptero. O evento é uma versão local do ensaio geral que a Volks costuma fazer na véspera dos salões de Frankfurt e Paris. Mais uma vez, uma "deferência" inédita para o Brasil.
A principal atração da noite foi a carroceria de duas portas do Gol, que chega após quatro anos do lançamento da atual geração do modelo, que acaba de passar por facelift.
"Para vocês, em primeira mão, o Gol duas portas. Trata-se de mais um passo para mantermos a liderança sul-americana de vendas", disse Winterkorn.
"Foi aqui [no Brasil] que instalamos nossa primeira fábrica fora da Alemanha, e este mercado se torna cada vez mais importante para nós. A quantidade de lançamentos, de todas as marcas de nosso grupo, só comprova isso", completou. Foram exibidos também a nova geração do Porsche 911 (em sua versão Carrera 4S), o Audi S8, o Lamborghini Gallardo re-estilizado (recém-lançado em Paris), o Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse, o Bentley Continental GT e o protótipo Amarok Canyon -- destes, a picape, o Audi e o Porsche estarão presentes no Salão.
GOL DUAS PORTAS
Winterkorn chegou ao evento Volkswagen Group Media Night, na zona oeste paulistana, por volta de 20h -- não a bordo de um Passat ou outro carro da marca, e sim de helicóptero. O evento é uma versão local do ensaio geral que a Volks costuma fazer na véspera dos salões de Frankfurt e Paris. Mais uma vez, uma "deferência" inédita para o Brasil.
A principal atração da noite foi a carroceria de duas portas do Gol, que chega após quatro anos do lançamento da atual geração do modelo, que acaba de passar por facelift.
"Para vocês, em primeira mão, o Gol duas portas. Trata-se de mais um passo para mantermos a liderança sul-americana de vendas", disse Winterkorn.
"Foi aqui [no Brasil] que instalamos nossa primeira fábrica fora da Alemanha, e este mercado se torna cada vez mais importante para nós. A quantidade de lançamentos, de todas as marcas de nosso grupo, só comprova isso", completou. Foram exibidos também a nova geração do Porsche 911 (em sua versão Carrera 4S), o Audi S8, o Lamborghini Gallardo re-estilizado (recém-lançado em Paris), o Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse, o Bentley Continental GT e o protótipo Amarok Canyon -- destes, a picape, o Audi e o Porsche estarão presentes no Salão.
Hyundai
antecipa versão cross do HB20 e anuncia i30 flex
Hyundai HB20X: mal lançou a versão civil, fabricante já veste
compacto com adereços off-road
A Hyundai
apresentou três grandes novidades na abertura à imprensa do Salão do Automóvel
de São Paulo, nesta segunda-feira (22), no Anhembi. A primeira é a versão
aventureira do HB20, o HB20X, prometida no lançamento do compacto (e tratada
desde sempre como "SUV looking", ou seja, com visual, apenas, de
jipinho) e que chega ao mercado no começo de 2013 apenas com motor 1.6, mas
opções de câmbio manual ou automático.
O hatch ganhou suspensão levemente elevada e elementos estéticos com apelo fora-de-estrada, além de um grade dianteira e para-choque traseiro com desenhos exclusivos para a versão. O preço, diz a Hyundai Brasil, ainda não foi definido -- mas deve ser anunciado em menos de um mês. No ano que vem, ainda deve ser lançado o HB20 sedã.
O hatch ganhou suspensão levemente elevada e elementos estéticos com apelo fora-de-estrada, além de um grade dianteira e para-choque traseiro com desenhos exclusivos para a versão. O preço, diz a Hyundai Brasil, ainda não foi definido -- mas deve ser anunciado em menos de um mês. No ano que vem, ainda deve ser lançado o HB20 sedã.
OS ESTRANGEIROS
Hatch médio i30 chega à 2ª geração finalmente com o estilo escultura
fluida; motor é 1.6 flex
SUV médio-grande Santa Fe ficou mais elegante e traz motorzão Lambda V6
de 3,3 litros
Quando chegou a vez
da divisão de importados, representada no Brasil pelo Grupo Caoa, o pilar da
apresentação foi a estreia da nova geração do i30, atual líder de mercado entre
os hatches médios à venda no Brasil. O modelo ganhou as linhas esguias da
escola de estilo "escultura fluida" e deixou de lado o motor 2.0 a
gasolina em favor do propulsor Kappa 1.6, bicombustível, de 128 cv e 16,5 kgfm
de torque (com etanol), utilizado também no HB20.
O câmbio no novo i30 é apenas automático de seis marchas. O preço também não foi divulgado; a chegada às revendas deve acontecer entre janeiro e fevereiro de 2013.
A Hyundai também mostrou à imprensa o Santa Fe de nova geração. O SUV médio (que, a princípio, não aposenta o Vera Cruz no Brasil) traz motor V6 de 3,3 litros, 270 cv e 31,8 kgfm de torque. A transmissão, assim como a do i30, é automática de seis velocidades (com calibrações específicas para o modelo, obviamente).
Clientes e fãs do modelo, porém, terão de esperar mais um pouco: também sem preço definido pela Hyundai-Caoa, o SUV deve chegar apenas no meio do ano que vem. Mais precisamente, "meados do primeiro semestre de 2013", segundo a fabricante, otimista.
Por fim, o sedã médio Elantra e o SUV Tucson feito no Brasil foram mostrados em suas versões com motor flexível. Outros modelos da linha atual da marca, como Sonata, Azera, Equus, Veloster e Genesis, também marcam presença no estande. Aliás, questionada sobre a versão turbinada do Veloster, a marca foi pessimista: não há previsão.
O câmbio no novo i30 é apenas automático de seis marchas. O preço também não foi divulgado; a chegada às revendas deve acontecer entre janeiro e fevereiro de 2013.
A Hyundai também mostrou à imprensa o Santa Fe de nova geração. O SUV médio (que, a princípio, não aposenta o Vera Cruz no Brasil) traz motor V6 de 3,3 litros, 270 cv e 31,8 kgfm de torque. A transmissão, assim como a do i30, é automática de seis velocidades (com calibrações específicas para o modelo, obviamente).
Clientes e fãs do modelo, porém, terão de esperar mais um pouco: também sem preço definido pela Hyundai-Caoa, o SUV deve chegar apenas no meio do ano que vem. Mais precisamente, "meados do primeiro semestre de 2013", segundo a fabricante, otimista.
Por fim, o sedã médio Elantra e o SUV Tucson feito no Brasil foram mostrados em suas versões com motor flexível. Outros modelos da linha atual da marca, como Sonata, Azera, Equus, Veloster e Genesis, também marcam presença no estande. Aliás, questionada sobre a versão turbinada do Veloster, a marca foi pessimista: não há previsão.
Fonte: Uol Carros
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