22 de outubro de 2012

Salão do Automóvel de São Paulo



SUV pequeno, conceito Taigun sinaliza futuro da Volkswagen

  • Taigun, inesperada atração no estande da marca no Salão; carro pode virar real em dois anos

Taigun, inesperada atração no estande da marca no Salão; carro pode virar real em dois anos

Depois de escalar Martin Winterkorn, presidente mundial do Grupo Volkswagen, para apresentar à imprensa o Gol G5 de duas portas na noite de domingo, a Volkswagen chamou nesta segunda-feira (22), mais uma vez, o jogador de futebol Neymar para revelar, em seus 25 minutos de coletiva no Salão do Automóvel de São Paulo, o Taigun, SUV pequeno (3,86 metros) feito sobre a plataforma do Up.

Ainda em forma de conceito e em estreia mundial, o modelo -- nas palavras de Winterkorn -- é "feito sob medida para o mercado brasileiro", mas a mídia internacional aposta num lançamento global em cerca de dois anos; na Índia, o carrinho é visto como futuro rival do Ford EcoSport (embora seja menor que este). Equipado com motor 1.0 TSI (turbo e injeção direta de combustível) que rende até 110 cv (gasolina), o protótipo seria capaz de fazer até 22,2 km/litro, segundo a Volks. O câmbio é manual de seis marchas.

Taigun parece, mas não é, a grafia errada do nome de outro SUV da marca, o Tiguan (mistura de "tigre" com "iguana"). A palavra, com sonoridade oriental, não tem significado específico.

A família Up no Salão de São Paulo não se limita ao conceito de jipinho. Apesar de o modelo-base não ter vindo ao evento, sua versão GT (esportiva) e um protótipo de bugue baseado nele estão no estande da marca, ambos com motor 1.2 de 100 cv. A Volks não fala sobre data para estrear no Brasil.

  • André Deliberato/UOL

Taigun é apresentado em SP com 3,86 metros, bem menor que o novo Ford EcoSport

  • André Deliberato/UOL
Interior propõe minimalismo nos comandos e aproveita instrumentos tradicionais da Volks

Além dos compactos, a marca alemã também mostra a versão híbrida do Jetta ("em fase de estudos", diz sua assessoria), a picape esportivada Amarok Canyon, o Fusca (ex-New Beetle) e o conceito E-Bugster (versão conversível do Fusca), a nova geração do Passat CC (agora denominado apenas CC) e o conceito Cross Coupé, protótipo de SUV um pouco menor que o Tiguan -- além de toda a gama atual de modelos no Brasil.

O Fusca manual parte de
R$ 77.600, enquanto o carro dotado de câmbio de embreagem dupla DSG custa R$ 80.990.


Chefões de Volkswagen e GM abrem Salão de SP e reposicionam Brasil

Os chefões mundiais de Volkswagen, Martin Winterkorn, e General Motors, Dan Akerson, comprovam neste domingo (21) que o Brasil passou a ser um mercado-chave para as multinacionais automotivas. Os dois executivos estão em São Paulo e participam de eventos que antecipam as atrações de suas marcas no Salão do Automóvel de São Paulo.

O Brasil hoje oscila entre quarto e quinto lugares entre os mercados automotivos mundiais, embolado com Alemanha e Índia (China, Estados Unidos e Japão estão firmes no pódio). Por isso, tornou-se necessário ver de perto um dos poucos mercados com perspectiva de crescimento sólida o bastante para zerar a conta negativa da queda de vendas dos países desenvolvidos.

Eugênio Augusto Brito/UOL
  • Dan Akerson, presidente da GM, no evento paulistano da marca: sinal de respeito

Nunca dois executivos de tamanho peso vieram ao Brasil prestigiar o evento paulistano, que abre ao público na quarta-feira (24). Pena que vão encontrar um evento estagnado em suas proporções. Em todo caso, a 27ª edição do salão, apesar de repetir a meta de 750 mil visitantes já atingida em 2010, terá 49 marcas expositoras e cerca de 500 modelos, ante 42 e 450, respectivamente, há dois anos.

GLOBAIS
Winterkorn é figurinha fácil nos salões europeus e Akerson bate cartão no de Detroit (EUA). Com a crise nos mercados automotivos maduros, a China entrou no radar deles -- e agora é a vez do Brasil.

Akerson foi ao Expo Center Norte, onde a GM faz neste domingo o pré-lançamento do Chevrolet Onix. Nem bem desembarcou no pavilhão, foi cercado pelos jornalistas e, numa declaraçao rápida (o discurso será mais tarde), mostrou que o desafio do novo compacto é grande: "O Onix é um projeto importante, será fabricado aqui no Brasil [em Gravataí (RS)] eesperamos que conquiste o consumidor local". 

André Deliberato/UOL

  • Martin Winterkorn, chefão mundial da Volkswagen, fala aos jornalistas em São Paulo

O chefão da GM confirmou o papel crucial do Brasil ao dizer que "não há previsão de fabricar ou vender o Onix em outros mercados, uma vez que o desafio inicial é ganhar a confiança do brasileiro".

GOL DUAS PORTAS
Winterkorn chegou ao evento Volkswagen Group Media Night, na zona oeste paulistana, por volta de 20h -- não a bordo de um Passat ou outro carro da marca, e sim de helicóptero. O evento é uma versão local do ensaio geral que a Volks costuma fazer na véspera dos salões de Frankfurt e Paris. Mais uma vez, uma "deferência" inédita para o Brasil.

A principal atração da noite foi a
carroceria de duas portas do Gol, que chega após quatro anos do lançamento da atual geração do modelo, que acaba de passar por facelift.

"Para vocês, em primeira mão, o Gol duas portas. Trata-se de mais um passo para mantermos a liderança sul-americana de vendas", disse Winterkorn.

"Foi aqui [no Brasil] que instalamos nossa primeira fábrica fora da Alemanha, e este mercado se torna cada vez mais importante para nós. A quantidade de lançamentos, de todas as marcas de nosso grupo, só comprova isso", completou. Foram exibidos também a nova geração do Porsche 911 (em sua versão Carrera 4S), o Audi S8, o Lamborghini Gallardo re-estilizado (recém-lançado em Paris), o Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse, o Bentley Continental GT e o protótipo Amarok Canyon -- destes, a picape, o Audi e o Porsche estarão presentes no Salão.


Hyundai antecipa versão cross do HB20 e anuncia i30 flex

  • Hyundai HB20X: mal lançou a versão civil, fabricante já veste compacto com adereços off-road

Hyundai HB20X: mal lançou a versão civil, fabricante já veste compacto com adereços off-road

A Hyundai apresentou três grandes novidades na abertura à imprensa do Salão do Automóvel de São Paulo, nesta segunda-feira (22), no Anhembi. A primeira é a versão aventureira do HB20, o HB20X, prometida no lançamento do compacto (e tratada desde sempre como "SUV looking", ou seja, com visual, apenas, de jipinho) e que chega ao mercado no começo de 2013 apenas com motor 1.6, mas opções de câmbio manual ou automático.

O hatch ganhou suspensão levemente elevada e elementos estéticos com apelo fora-de-estrada, além de um grade dianteira e para-choque traseiro com desenhos exclusivos para a versão. O preço, diz a Hyundai Brasil, ainda não foi definido -- mas deve ser anunciado em menos de um mês. No ano que vem, ainda deve ser lançado o HB20 sedã.
OS ESTRANGEIROS
  • André Deliberato/UOL

Hatch médio i30 chega à 2ª geração finalmente com o estilo escultura fluida; motor é 1.6 flex
  • André Deliberato/UOL
SUV médio-grande Santa Fe ficou mais elegante e traz motorzão Lambda V6 de 3,3 litros

Quando chegou a vez da divisão de importados, representada no Brasil pelo Grupo Caoa, o pilar da apresentação foi a estreia da nova geração do i30, atual líder de mercado entre os hatches médios à venda no Brasil. O modelo ganhou as linhas esguias da escola de estilo "escultura fluida" e deixou de lado o motor 2.0 a gasolina em favor do propulsor Kappa 1.6, bicombustível, de 128 cv e 16,5 kgfm de torque (com etanol), utilizado também no HB20.

O câmbio no novo i30 é apenas automático de seis marchas. O preço também não foi divulgado; a chegada às revendas deve acontecer entre janeiro e fevereiro de 2013.

A Hyundai também mostrou à imprensa o Santa Fe de nova geração. O SUV médio (que, a princípio, não aposenta o Vera Cruz no Brasil) traz motor V6 de 3,3 litros, 270 cv e 31,8 kgfm de torque. A transmissão, assim como a do i30, é automática de seis velocidades (com calibrações específicas para o modelo, obviamente).

Clientes e fãs do modelo, porém, terão de esperar mais um pouco: também sem preço definido pela Hyundai-Caoa, o SUV deve chegar apenas no meio do ano que vem. Mais precisamente, "meados do primeiro semestre de 2013", segundo a fabricante, otimista.

Por fim, o sedã médio Elantra e o SUV Tucson feito no Brasil foram mostrados em suas versões com motor flexível. Outros modelos da linha atual da marca, como Sonata, Azera, Equus, Veloster e Genesis, também marcam presença no estande. Aliás, questionada sobre a versão turbinada do Veloster, a marca foi pessimista: não há previsão.

Fonte: Uol Carros 

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