24 de outubro de 2012

Outras novidades do 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

Dias 22 e 23/10, jornalistas de todo o Brasil tiveram a chance de conhecer de perto as novidades do 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Vários veículos novos, carros conceitos e muitas outras atrações estão sendo preparadas pelas montadoras nacionais e importadas com direito a música, shows e interatividade. Os portões do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, abrirá para o público amanhã, 24/10 às 14h, que terá a oportunidade de visitar o espaço até o dia 4 de novembro.



Entre as atrações, muitos lançamentos entre os compactos de entrada, com destaque para o Chevrolet Onix, substituto do Corsa que tem a missão de enfrentar o VW Gol e novidades como o Toyota Etios e o Hyundai HB20. Entre suas armas para conquistar o público, estão os freios ABS com EBD, direção hidráulica e duplo airbag desde a versão básica por R$ 29.990. Os motores que equiparão as versões do modelo serão os novos SPE/4, nas versões 1.0 e 1.4 litro.

A Citroën leva ao Salão o Novo Citroën C3 e sua linha de esportivos DS, composta pelos modelos DS3, DS4 e DS5. Quem promete atrair os olhares dos visitantes é o carro-conceito Survolt, superesportivo híbrido dois motores elétricos que desenvolvem, juntos, 300 cv de potência, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5 segundos e velocidade máxima de 260 km/h.



O estande da Fiat terá como um dos destaques o Fiat 500 Cabrio, a versão conversível do compacto, que começará a ser vendida imediatamente após o Salão. Mas os olhos dos visitantes vão estar voltados também para duas participações especialíssimas no estande: a Ferrari 458 Spider e a Maserati GranCabrio Sport, ambas marcas pertencentes ao Grupo Fiat.

Dois sedãs renovados são os principais destaques da Ford no salão. O novo Fiesta Sedan tem novo visual e faz sua estreia mundial no Brasil. Já o Novo Fusion, além do novo design largamente elogiado, traz como grande diferencial a adoção do motor EcoBoost 2.0, com turbo, injeção direta e duplo comando de válvulas independentemente variável (Ti-VCT), capaz de gerar 240 cv. Entre os esportivos e carros-conceito do estande, estão o Mustang Boss 302 Laguna Seca, o conceito Fiesta ST, o Focus Sedan e o Evos Concept.

No estande da Honda, a marca japonesa mostra o Fit Twist, o primeiro modelo desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro. A montadora também aproveita o Salão para mostrar a nova motorização 2.0 do Honda Civic, com injeção multiponto PGM-FI (Programmed Fuel Injection) e ignição eletrônica mapeada, capaz de gerar 155 cv de potência quando abastecido com etanol e 150 cv com gasolina.

A divisão de luxo da Toyota, a Lexus, se instalou oficialmente no Brasil em 2012 e leva ao Salão, entre outros modelos, o superesportivo LFA, construído inteiramente em fibra de carbono de alta resistência e montado artesanalmente na fábrica de Motomachi, no Japão. Equipado com motor V10 capaz de gerar de 560cv e sistema de transmissão automático de seis velocidades sequencial, conforme dados de fábrica, o LFA atinge a velocidade máxima de 325 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.

A Mercedes-Benz faz de seu estande o palco de lançamento de sua nova linha de compactos premium no Brasil. O primeiro fruto da nova plataforma da montadora é o novo Classe B, que chega ao país em duas versões, B 200 Turbo e B 200 Turbo Sport, ambas com motor a gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor, além de nova transmissão de sete velocidades com dupla embreagem e novos sistemas de assistência.



No estande da Nissan, a atração é o conceito Extrem, projetado e criado especialmente para o mercado brasileiro. O Extrem, segundo a montadora, resume versatilidade e resistência com a agilidade de um compacto 2+2, abrindo um novo gênero de esportivos compactos urbanos. A montadora ainda afirma que não há planos de produção do Extrem, mas elementos de seu estilo podem inspirar os futuros veículos da marca, não apenas para o Brasil.



A Peugeot traz como atração principal de seu estande o compacto 208, que começa a ser produzido no Brasil em abril de 2013. Outro lançamento é o hatch médio 308 Feline THP equipado com o já amplamente conhecido motor 1.6 turbo desenvolvido em parceria com a BMW, capaz de desenvolver 165 cv de potência e torque de 24,5 mkgf a 1.400 rpm. O mesmo motor, só que em uma configuração de 200 cv de potência, equipa o 208 GTi Concept, que também será exibido no Salão.



Na Renault, o destaque vai para o Novo Clio, primeiro carro da linha brasileira a adotar a nova identidade visual da marca. Outra atração é o Fluence GT, versão esportiva do sedã com motor 2.0 16V Turbo de 180 cv de potência e torque máximo de 30,6 kgfm aos 2.250 rpm. Conforme dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 8 segundos e a velocidade máxima é de 220 km/h.

A Toyota exibe no Salão seus dois principais lançamentos do ano no Brasil: o compacto Etios e o híbrido Prius. O Etios, lançado em setembro, entra na encarniçada briga dos compactos de entrada e está disponível em quatro versões de acabamento, na carroceria hatchback e três versões na configuração sedã. O preço da linha parte de R$ 29.990 e traz airbag duplo de série. Já o híbrido Prius, equipado com motores elétrico e a combustão, está sendo lançado oficialmente ao Brasil no Salão e será vendido a partir de janeiro de 2013.

A Volkswagen apresenta em seu estande dois lançamentos que trazem memórias a muita gente: a nova versão do Gol com 2 portas, com design levemente mais esportivo, e o Fusca, nome que a VW adotou para o novo Beetle no Brasil. A surpresa do estande fica por conta do pequeno SUV Taigun, conceito montado na mesma plataforma do compacto up!, este que será fabricado no Brasil em 2014.



Aos que quiserem visitar o Salão, fique atento aos preços: a entrada inteira custa R$ 40 para o primeiro dia, R$ 50 para os dias de semana e R$ 70 para os finais de semana e feriado de 2 de novembro. Há meia entrada e pacotes promocionais disponíveis pelo hotsite ou no ponto de vendas oficial (isento de taxa de conveniência), localizado no teatro Raul Cortez. Não há meia entrada para o “Experience”.

Mais informações: 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Data: de 24 de outubro a 4 de novembro de 2012
Horário: 24 de outubro – das 14h às 22h (entrada até 21h) 25 de outubro a 3 de novembro – das 13h às 22h (entrada até 21h) 4 de novembro – das 11h às 19h (entrada até 17h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana - São Paulo Site:
www.salaodoautomovel.com.br

Fonte: Portal O Mecânico

Nenhum comentário: