Montadora é a única que oferece uma linha
completa de produtos com tecnologia GNV
A Iveco, protagonista no desenvolvimento de
novas tecnologias e referência mundial em inovação, está um passo à frente no
quesito combustíveis alternativos. Desenvolver produtos com baixo consumo de
combustível é um dos objetivos da empresa e faz parte de sua estratégia de
negócios e do seu valor de marca, principalmente no que diz respeito aos pilares
do Próximo Passo, programa de sustentabilidade da Iveco.
A montadora trabalha hoje com um mix de
recursos sustentáveis que englobam veículos dotados com as tecnologias GNV (Gás
Natural Veicular), Elétrica, Bi-Fuel (Diesel-Etanol), Híbrido entre outras. Para
atingir esse posicionamento de mercado, por trás desse portfólio de produtos,
está o Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco, localizado em Sete Lagoas
(MG), que trabalha na adequação dessas soluções para oferecer produtos de alta
qualidade e facilmente adaptáveis ao mercado brasileiro. Como é o caso da
tecnologia GNV, que tornou a Iveco a maior fabricante mundial de veículos
comerciais movidos com este combustível.
De hoje a 4 de outubro, a montadora apresentará
no Congresso SAE Brasil, realizado no Expo Center Norte em São Paulo, alguns
veículos de sua gama que já rodam no Brasil com a tecnologia GNV, como é o caso
de modelos da linha Daily e da linha Tector. O evento reúne empresas nacionais e
internacionais, de vários segmentos, que têm como objetivo apresentar as mais
avançadas inovações tecnológicas. “Nas últimas décadas, a Iveco investiu em
pesquisas para a produção de veículos ecológicos, e, por isso, hoje é líder
mundial na tecnologia GNV. O Brasil só tem a ganhar com esses projetos e a Iveco
quer ser a protagonista no cenário de transporte sustentável”, afirma Davi
Lunardi, diretor da gama de veículos pesados da Iveco.
Iveco Daily
Na família Iveco Daily, destacam-se dois
modelos 35S14G - um na versão Furgão e outro na versão Chassi/Cabine –, veículos
leves e ideais para aplicação urbana. Os dois já estão sendo testados,
respectivamente, pela Patrus Transportes, em Minas Gerais, e pela Trafti
Logística, em São Paulo.
O primeiro faz parte de um acordo de cooperação
assinado no último mês de junho no qual a Patrus, em parceria com a Empresa de
Transporte e Trânsito de Belo Horizonte, Gasmig, Fetcemg/Setcemg e UFMG,
firmaram um compromisso de fazer testes de tecnologias alternativas de
combustíveis utilizando o veículo Daily 35S14G Furgão.
Já a versão Chassi/Cabine, que estará exposta
na SAE, foi entregue no final do mês de agosto para a Unilever e está sendo
testada pela Trafti Logística - que faz a distribuição da empresa - em parceria
com a Comgás. O veículo será utilizado para o serviço de Home Personal Care
& Foods. As duas parcerias fazem parte de projetos que têm como objetivo
reduzir a emissão de carbono e melhorar a mobilidade e a qualidade do trânsito
nessas capitais, principalmente no que se refere à entrega urbana.
Iveco Tector
Outro modelo que será exibido no Congresso SAE
Brasil é a versão automatizada do Tector - Tector 170E20G AT -, que será
utilizado para a coleta de lixo em uma parceria firmada entre a Iveco, a Comgás
e a Vega Ambiental, ambas de São Paulo. O câmbio deste caminhão, um Allison
automatizado, é o mais avançado em linha de transmissão automática e oferece a
maior produtividade por quilômetro rodado.
Além desses veículos, a Iveco também possui
outro modelo de caminhão, dotado com a tecnologia GNV, que já está rodando em
Porto Alegre (RS). Trata-se do Iveco Tector 170E20G ideal para aplicação em
coleta de lixo.
Com 16 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), o
produto é equipado com um motor Iveco-FPT NEF 6, de seis cilindros, 126 metros
cúbicos de gás e autonomia para rodar até 350 quilômetros. Este veículo, que já
está preparado para ser abastecido com biometano - combustível renovável com um
conteúdo de energia e composição química semelhante à do gás natural - já está
em fase de testes na Sulgás, Companhia de Gás de Porto Alegre, e na DMLU
(Departamento Municipal de Limpeza Urbana) do estado. Os testes fazem parte de
um projeto de desenvolvimento do mercado de gás natural veicular para veículos
pesados, promovido pela Iveco, Sulgás, Revita Engenharia Ambiental e DMLU.
Ônibus
A outra novidade que também faz parte da gama
GNV da montadora é o Iveco Eurorider, um ônibus urbano, 4x2, movido a GNV, com
motor FPT Cursor 8, câmbio automático, suspensão pneumática e ar-condicionado.
Esse modelo de ônibus foi desenvolvido na Europa e agora chega ao Brasil com o
objetivo de avaliar o comportamento do veículo nas condições reais do país. Será
testado em Minas Gerais por meio de uma parceria entre a Gasmig, a Secretaria de
Estado de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, e o Sindicato
das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano.
Ideal para aplicações rodoviárias e,
futuramente, para aplicações urbanas, o Iveco Eurorider tem capacidade para 51
passageiros sentados, além do motorista, mais 32 em pé. Possui, ainda, chassi
flexível, indicado para aplicações variadas, que possibilita mais conforto,
resistência, flexibilidade e comodidade aos usuários.
Na Europa, a empresa é líder na produção de
veículos a gás e tem cerca de 3 mil ônibus urbanos em circulação naquele
continente. A montadora também é destaque na Europa por apresentar a melhor
solução híbrida em ônibus urbanos. No setor de ônibus elétricos, a Iveco oferece
modelos urbanos de médio porte, já em circulação em diversos países europeus,
além dos modelos derivados do Daily, como o Minibus e o CityClass.
Histórico da Iveco em GNV
A Iveco já comercializou mais de 12 mil
unidades de veículos com essa aplicabilidade em diversos países. A América do
Sul hoje é foco da Iveco na introdução dessa tecnologia. Além do Brasil, com
testes de protótipos, a Colômbia e a Venezuela também já possuem caminhões Iveco
Daily movidos à GNV. Somente na Venezuela são cerca de 300 unidades.A tecnologia de veículos movidos a gás natural é uma tradição italiana e, desde os anos 80, a montadora deu prioridade em suas pesquisas para a produção de veículos ecológicos.
A Iveco é a líder europeia em tecnologia GNV, que se aplica em toda a sua gama de veículos. Desde caminhões e ônibus até veículos comerciais leves projetados para todos os tipos de trabalho e, em particular, para uso urbano.
Além do benefício da redução do custo
operacional, os veículos movidos a tecnologia GNV apresentam um nível de ruído
de 6 decibéis abaixo do nível emitido pelo mesmo modelo de um veiculo movido a
diesel.
Iveco
A Iveco, uma empresa do Grupo Fiat Industrial, projeta, produz e comercializa uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, veículos comerciais e fora de estrada, urbanos, interurbanos e para aplicações militares, e defesa civil. A Iveco emprega cerca de 25.000 pessoas e opera em 11 países do mundo, utilizando excelência em tecnologia. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Cerca de 5 mil postos de atendimento e vendas em mais de 160 países garantem apoio técnico em qualquer lugar do mundo onde um veículo Iveco esteja em funcionamento.
Fonte: Blog da Iveco
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