13 de outubro de 2009

10.10.2009 - RELEASES DO SETOR AUTOMOTIVO

MC LAREN - curiosidade

O esportivo MP4-12C tem a missão de criar identidade forte e duradoura para a marca. A Mc Laren quer se tornar referência no segmento de esportivos, como é no mundo da Fórmula 1. Para isso, diz que o MP4-12C é só o primeiro de uma série de carrões que irá produzir nos próximos anos. O modelo é de 2 lugares, com tração traseira e linhas modernas, mas sem grandes ousadias. O motor é um 3.8 V8 movido a gasolina. Biturbo, ele atinge potência de 600cv e torque de 61.18 kgfm. O novo Mc Laren chega às lojas européias em 2011. No primeiro ano, mil unidades do modelo devem ser produzidas.

CITROEN
DS3 - desenvolvido sobre a plataforma do C3, o DS3 é um compacto Premium diferenciado, para brigar com Mini e Fiat 500. O DS3 terá preço acima do C3 no mercado europeu, e a marca estuda sua importação para o Brasil em 2010.
C3 - a Citroen do Brasil diz não ter planos para o carro, por causa de custos, mas fontes ligadas à marca informaram que há chances de ele ser feito em Porto Real em 2012.
C3 Nova Versão - Em comemoração ao ano França no Brasil, a Citroen lança a série especial França-Brasil no C3. Por R$ 37.990 (1.4 flex), o hatch vem com itens exclusivos como revestimentos de couro nos bancos e nos painéis das portas e CD player com leitor MP3. Por fora ele exibe logotipo com a bandeira dos dois países, além de frisos laterais na cor da carroceria e a ponteira do escapamento cromada. Além do motor 1.4, a versão é oferecida com motor 1.6 flex de 113cv.

PEUGEOT
RCZ - desenvolvido sobre a plataforma do 308. A filial brasileira estuda a importação do RCZ para 2010, com motor 1.6 turbo de 200cv. O câmbio é de seis marchas (automático ou manual).
308 Sedã - O Peugeot 308 sedã chega no segundo semestre de 2010, produzido na Argentina. Será o primeiro da linha 308 na América Latina, antes mesmo do hatch (que chega em 2011). Aliás 2010 será repleto de novidades da Peugeot. No começo do ano chega, enfim, a picape 207, e pouco depois o renovado furgão Partner argentino. Na linha de importados, virão no segundo semestre o crossover 3008 e o cupê RCZ.

AUDI
De acordo com o presidente da AUDI do Brasil, o ritmo de lançamentos da marca no Brasil será intenso em 2010. Até março chegarão o R8 cupê com motor V10 e as versões esportivas S4, S3, TTS e RS6 Avant. No segundo semestre será a vez do R8 Spyder e do A5 Sportback. Já o sedan de luxo A8 e o jipão Q7 terão leves mudanças visuais.

RENAULT
Fluence - versão sedã do novo mégane que será feita na Argentina em 2010. A princípio, o Fluence terá sete opções de motores sendo dois a gasolina: 1.6 16v de 110cv e 2.0 16v de 140cv.
Jipe Dacia - anti EcoSport da Renault. Sua apresentação deverá ocorrer apenas em março, no salão de Genebra. O projeto H79, já tem data marcada para inicio de produção no Paraná: julho de 2011. Ele será feito sobre a base do Logan e terá motores 1.6 flex e 20. 16v, este com tração 4x4. Os nomes mais cotados são Duster e Kanjara, mas a Renault registrou outros como Kiwak, Inook e Sari.
Logan - as cotações de peças para sua nova geração começam no fim deste ano. Conhecido como X52, ele será produzido no Paraná, Rússia e Romênia. A chegada é prevista para o começo de 2012. Alguns meses depois será a vez do novo Sandero.
Logan Up- a Renault lançou uma versão mais equipada do sedan, por R$ 34.800,00. O Logan-Up traz motor 1.0 16v, conta com rodas e pneus de 15 polegadas, maçanetas na mesma cor do carro e adesivo preto fosco na coluna central.

HYNDAI
Gênesis - previsto para chegar ao Brasil ainda em 2009.
Tucson - já esta sendo montado em Anápolis, nas versões 2.0 16v manual e automática, a princípio em regime CKD (peças da Coréia). O Brasil será o único país a produzi-lo no mundo, com o objetivo de abastecer a América do Sul. O representante da Hyundai no Brasil, inclusive, garante que já está desenvolvendo uma versão flex do motor 2.0 para 2010. O Tucson ix (nome coreano), será importado da Coréia. Aqui o modelo será batizado de ix35, como na Europa, para não interferir na vida do Tucson. Como o Santa Fé acaba de ser reestilizado, e chegará ao Brasil ano que vem um pouco mais caro que hoje, o ix35 entrará na faixa de preço entre o Tucson e o novo Santa Fé.
No Brasil, o modelo virá somente a gasolina, já que o jipão não tem caixa de transferência com reduzida, como exige a lei brasileira para modelos a diesel. Apenas as versões a diesel tem tração 4x4, enquanto a gasolina é movida pelas rodas dianteiras. Além da Coréia, o ix35 será fabricado também na Eslováquia e na China em 2010. E, se os planos do Grupo Caoa derem certo, ele pode ganhar uma linha de montagem ao lado do Tucson na fábrica de Anápolis.
CAOA - a fábrica do grupo Caoa será destinada exclusivamente para os utilitários. Dos modelos de passeio, é a própria marca que vai cuidar. A Hyundai esta prestes a iniciar a terraplanagem do terreno em Piracicaba, onde será erguida uma fábrica até 2012. A intenção é fazer um carro de volume, com cerca de 100 mil unidades/ano, na faixa do Palio e Gol. Todas as evidencias apontam para o i20, que acaba de ganhar uma versão de duas portas no Salão de Frankfurt, mas executivos da empresa dizem que ele seria caro demais por aqui, e planejam um hatch menor. Porém na Alemanha foi constatado que o carro tem o mesmo porte e acabamento simples dos nossos compactos mais vendidos. O conceito ix-Metro, também exibido em Frankfurt, revela o caminho a ser seguido pela Hyundai em seus compactos.

GM
Prisma Y - idealizado para combater o EcoSport, foi apresentado como conceito no salão de 2006. Mas o jipinho urbano foi projetado sobre a plataforma do Celta, e a GM parece ter percebido que ela era antiga demais para um modelo esportivo. O que se espera agora é um jipinho desenvolvido sobre a arquitetura Viva.
SPARK - subcompacto será feito em Gravataí em 2012 deverá custar um pouco mais do que o Celta.
Novo Classic - o novo modelo exibe as linhas do Chevrolet Sail, versão chinesa do nosso Classic. A GM tem pressa em lançar o modelo. Os fornecedores já começaram a entregar peças para a produção do modelo, que seguirá sendo feito no ABC e Rosário (AR). Na Argentina, as mudanças também valerão para as versões hatch e perua, que permanecem em produção por lá. O início da montagem do novo Classic, segundo fornecedores, está agendado para a virada do ano. O lançamento no Brasil foi programado para março de 2010. Um mês depois ele fará sua estréia na Argentina. De acordo com o plano GM entregue aos fornecedores, a meta é que a produção do Classic se estenda até 2016 na Argentina. Por aqui, ele se aposenta em 2014, quando entram em vigor normas mais rígidas de segurança e emissão de poluentes.
Família Viva - haverá cinco modelos da família Viva. Além do hacht, uma picape (que chega no primeiro semestre do ano que vem para substituir a Montana) e um jipinho (anti EcoSport) programado para o fim de 2010. Esses dois modelos já estão em fase adiantada de desenvolvimento. A picape será produzida em São Caetano do Sul, apenas na configuração simples. Para o jipinho, pessoas ligadas à fabrica, a GM tem pressa em lança-lo, a marca trabalha com o prazo de um ano para que o desenvolvimento esteja finalizado. Os outros dois modelos podem ser uma versão mais mansa do jipinho, voltada para famílias - estratégia parecida com a do Citroen C3 Picasso, que, no Brasil terá uma versão convencional e outra off-road. E o ultimo deverá ser um sedan para substituir o Corsa Sedan.

FIAT
Strada - terá 2 novas versões, para o final do ano. A cabine dupla ganhará opção mais acessível, a Working. Ela terá faróis monoparabola, além de calotas e opção única de motor 1.4 flex de 86cv. Outra novidade será a Strada Sporting, oferecida somente na opção de cabine estendida.
Punto - a Fiat do Brasil não mexe no Punto tão cedo.
Novo Mille - O Mille permanecerá em linha até o fim de 2013. Por isso, alguns executivos da Fiat defendem um nome diferente para o compacto. Panda, seria o mais natural, já que na Itália ele vai substituir o atual Panda. O problema é que a Fiat tentou registrar esse nome no Brasil em 2006, sem sucesso (alguma empresa já detém o direito sobre o nome). A Fiat registrou outras opções, como Topolino, Miki e até Spark (esse um nome que interessa à GM).
Siena - by Alfa Romeo. O novo uno (327) está quase pronto. Agora a Fiat concentra esforços no desenvolvimento da nova geração da família Palio, ou projeto 326. Se na atual versão o Siena teve seu desenho, especialmente a traseira, inspirados nos modelos Alfa Romeo, na próxima geração o sedan terá linhas feitas pelos designers da Alfa. Foi o que afirmou nas entrelinhas o designer da marca Juan Manuel Diaz em entrevista à imprensa Argentina.

FORD
Ford Sedã - nova linha de modelos de entrada para países emergentes. Segundo fornecedores, B517 é o nome do código do projeto. A nova família está sendo desenvolvida na Austrália, e a Índia foi escolhida para os testes. Através das fotos, é possível ver que o seda da Ford terá um terceiro volume bem curto e alto, como, por exemplo, o Logan. Ser justamente um carro racional é a meta da Ford com a nova linha de compactos que irá substituir o Ka nesses mercados. Espere ver modelos com boa capacidade interna e de carga, além de quatro portas. O hatch e o sedã poderão estrear uma nova família de motores de baixa cilindrada que a Ford desenvolve de 2 e 3 cilindros. A montadora tem pressa no desenvolvimento do compacto. O B517 usará diversos elementos do atual Fiesta, tanto na mecânica como no acabamento. O visual exibirá o padrão Kinetic, presente em boa parte dos modelos da Ford européia.

Land Rover - a linha Land Rover 2010 ganhou novos recursos e motores, mas visualmene, mudou muito pouco. A Land Rover anuncia que a linha 2010 estará a venda no Brasil até dezembro. Mas ainda vai definir os preços e as versões: o V6 diesel e os V8 a gasolina estão confirmados, mas a carreira do V6 a gasolina deve ser encerrada no mercado brasileiro.

VOLVO
C30 - Chega ao Brasil em 2010, junto com o reestilizado C70.

VW
Fox - com visual todo renovado tem data marcada para fim de outubro. Em novembro ou dezembro será a vez do aventureiro CrossFox. Já a perua SpaceFox ficará para março, pois será o membro da família a receber mais mudanças. Embora a VW já trabalhe em câmbio automatizado para a família Fox, essa opção de comodidade só deverá chegar no ano que vem. Além da linha Fox, a Vw lança no começo do ano sua primeira picape média, Amarok, produzida na Argentina. Depois, finalmente ela começará a olhar o Pólo e o Golf. Há perspectiva de o Pólo ser feito no México em 2011, e exportado para o Brasil. Ou talvez haja uma reestilização à brasileira, mantendo a base mecânica. O mesmo raciocínio vale para o nosso Golf. A VW trabalha ainda numa nova linha de motores de 3 e cilindros.

KIA
Sorento e Venga - O Sorente tem importação confirmada para o final desse ano, já o Venga não está garantido, ao menos por enquanto. Fabricado na Europa, ele chegaria aqui com preço incompatível com seu porte. Se a demanda exigir, o Venga pode ser produzido na Coréia em dois anos, o que viabilizaria sua venda no Brasil. Por enquanto a marca trabalha numa versão flex do motor 1.6 16v para a dupla Soul/ Cerato, já para o ano que vem. O novo Sorento chega ao Brasil no final do ano e o preço deverá ficar próximo ao atual.

FERRARI
458 - a nova Ferrari deverá ser importada para o Brasil no final de 2010.

NISSAN
Tiida Reestilizado - previsto para 2010. Depois de renovar o visual do sedã mexicano Sentra (no fim deste ano), a Nissan promoverá o começo do ano que vem mudanças no hatch Tiida, também importado do México.

BENTLEY
Mulsanne - deverá chegar ao Brasil em 2010, juntamente com toda a linha de modelos da marca, trazida por um grupo que inclui a Caraigá, o Grupo Verdi e o investidor Toninho Abdalla.

MB
SLS AMG - segundo a assessoria da marca, o SLS chega em 2010 por cerca de R$ 700 mil.

DODGE
O Dodge Trazo C, desenvolvido para o mercado sul-americano com base no mexicano Nissan Versa, o Tiida seda. A parceria entre Fiat e Chrysler abortou o compartilhamento de plataformas com a Nissan.


VEÍCULOS COM DIAS CONTADOS:

Como já foi anunciada a nova fase do Proncove em 2013 devem sair de linha a S10 e a Blazer, da GM. O ano seguinte deve ser o fim de linha para Mille, Classic, Kombi, Courier, e até modelos não tão antigos, como Ka, Corsa e Astra, entre outros. Tecnicamente, esses modelos podem até receber motores mais modernos, ABS, airbags e outros equipamentos de segurança. A questão é o custo de fazer um investimento tão pesado em carros que já estarão em fim de ciclo de vida.(jls)

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