27 de outubro de 2009

FENATRAN ABRIU NESTA SEGUNDA-FEIRA DIA 26

Com 16,3% de crescimento na venda de áreas, maior feira do setor na América Latina reúne 355 expositores do Brasil e do Exterior, dos quais 64 fazem sua estréia neste evento, e deve receber 48 mil visitantes e compradores de 45 países.


Texto: Imprensa FENATRAN

A FENATRAN 2009 – 17º Salão Internacional do Transporte -, organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, começa nesta segunda-feira, dia 26/10, com uma verdadeiro show de novidades em produtos e tecnologia voltados para o crescimento dos negócios do setor de Transporte e Logística.

A solenidade de abertura oficial da FENATRAN 2009 será realizada a partir das 10h30, com a presença do ministro Miguel Jorge, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e do prefeito da capital, Gilberto Kassab, e de representantes das entidades do setor e da organização do evento.

Na área de veículos de carga, as montadoras reservaram para a Feira a apresentação de novidades em produtos, com variedade de caminhões de diversos tamanhos e tonelagem, que agregam ao design diferenciado os conceitos de sustentabilidade e a competitividade de custos. Os novos produtos desenvolvidos para atender às exigências de um mercado em constante mutação e alto grau de exigência.

Os caminhões pesados ganham ainda maior potência no motor, aliada à economia de combustível e fontes de energia alternativas em teste para movimentar as frotas pelo Brasil afora. Por outro lado, as montadoras mostram olhar atento para o segmento de caminhões de menor porte e sua multiplicidade de aplicações.

Igualmente em destaque no evento, a importância crescente da logística se reflete na qualidade e inovação empregadas nesse tipo de serviço. Softwares desenvolvidos para controlar itens isolados como pneus, aferindo sua longevidade, percurso e utilização correta e sistemas mais complexos que gerenciam com maior eficiência o fluxo da carga marcam presença na FENATRAN 2009. No item segurança, nesta edição da Feira é ainda maior a oferta de rastreadores veiculares de última geração, que controlam, localizam e bloqueiam os veículos à distância, assim como cresceu a oferta de produtos pelos fornecedores de cabines e baús blindados.

MONTADORAS DESTACAM NOVIDADES

Na abertura do evento realizada exclusivamente para a Imprensa automotiva neste domingo, dia 25, as principais montadoras instaladas no País anteciparam as novidades que estarão apresentando aos milhares de compradores e visitantes da Feira.

Hyundai - Três novidades estão sendo mostradas pela Hyundai Caoa Montadora de Veículos. A começar pela terceira versão do HR, caminhão comercial leve, com rodado simples, que chega com a nomenclatura Low Deck Single, concebido para atender as necessidades do transporte especialmente na cidade. Annuar Ali, vice-presidente da empresa, destacou a versatilidade do modelo, liderança no mercado e, principalmente, a sua sua configuração. O novo caminhão, sem similar nacional, tem chassi 30 cm mais longo e 10 cm mais baixo, com tração e pneus duplos traseiros. A linha HR já é representada por outras duas versões já existentes no mercado, sendo um com rodado simples e outro com rodado duplo, tem 70% de índice de nacionalização e “por duas vezes consecutiva conquistou o prêmio Lótus, distinção da indústria nacional de caminhões”, lembrou Annuar Ali.

Renault - O grande destaque da empresa na FENATRAN 2009 é a nova linha do furgão Master, de inúmeras inúmeras aplicações, inclusive transporte de passageiros, com PBT (Peso Bruto Total) de até 3.500kg, do segmento de furgões. Estão sendo exibidos na Feira, nove unidades, sendo cinco transformadas nas versões Furgão Isotérmico, Minibus Executivo VIP, Minibus Acesso (para deficientes), Ambulância UTI e Remoção. Com motor bicombustível 1.6 16V Hi-Flex, o Kangoo Express é outra atração como veículo alternativo para entregas rápidas, principalmente em centros urbanos, com baixo consumo, que transporta até 800 quilos, com acesso à carga facilitado pela portas traseiras. O vice-presidente comercial da Renault do Brasil, Christian Poullaide, ressaltou a aposta da Renault no crescimento do segmento de furgões de diversas aplicações para grandes cidades, principalmente devido às restrições legais à circulação de veículos comerciais pesados.

Iveco - A empresa está lançando na FENATRAN 2009 o Iveco Vertis, primeira família de produtos desenvolvida a partir do centro de desenvolvimento da empresa no Brasil, em Sete Lagoas. Com esses novos produtos, a empresa entra em um novo segmento, o de caminhões médios, na faixa de 9 a 13 toneladas. O modelo teve investimentos da ordem de R$ 53 milhões, com mais de 250 mil horas de desenvolvimento, envolvendo cerca de 150 profissionais direta e indiretamente. Os novos caminhões começam a ser produzidos no país no primeiro trimestre de 2010. O modelo é equipado com o novo e econômico motor Iveco-FPT de quatro cilindros e 3,9 litros, com potência de 160 e 180cv, já atendendo às exigências do PROCONVE. Com o Iveco Vertis, a empresa lança a sexta família de produtos em dois anos - desde 2007, além de completar sua gama de caminhões no Brasil. Ela passará a cobrir todo o mercado de 3,5 a 74 toneladas de PBT. O presidente da Iveco América Latina, Marco Mazzu, afirma que a aceleração dos negócios da empresa no Brasil continua forte e “a empresa deve crescer mais que a média no mercado em 2009”.

Volvo - Na apresentação dos lançamentos de seus caminhões, a Volvo destacou sobretudo a segurança, conceito naturalmente associado a seus veículos pesados e mostrou que pesquisa e desenvolvimento de produtos são uma constante em sua linha de produção. A estrela de maior grandeza no estande da empresa é o FH16 700, classificado como “cavalo mecânico”, o caminhão mais potente do mundo --- motor de 700 cavalos e peso bruto total de 20,1 toneladas. Com esse modelo, a empresa combinou alta potência à redução de emissões – estudos do fabricante dão conta de queda em cerca de 40% nas emissões, se comparado com a versão anterior - além de não consumir nem uma gota a mais de combustível. Produzido na fábrica de Tuye, na Suécia, o FH 16 700 ainda é comercializado apenas na Europa, na modalidade de transporte rodoviário de urgência.

Scania - A empresa apresenta a sua linha de caminhões pesados e extra-pesados, valorizando o estilo, ergonomia e conforto para o motorista, além de itens que melhoram a refrigeração e o desempenho dos motores. A filosofia da empresa é inovar os seus produtos , dentro do conceito de produção contínua, que garante evolução permanente e consistência na configuração dos caminhões. “Costumamos introduzir pacotes de alterações de itens de tecnologia, segurança, conforto e desempenho sem mudar os conceitos do projeto original”, explica Celso Mendonça, engenheiro da multinacional sueca. A Scania está lançando as sua novas cabines das série CP, CG e CR. As linhas CP e CG são oferecidas para caminhões rodoviários e “fora de estrada” e a linha CR só para os rodoviários, todas com modernos conceitos de equipamentos, ergonomia e conforto. As mudanças externas renovaram as linhas aerodinâmicas, melhorando o fluxo do ar e a capacidade de arrefecimento do motor, com grades com aberturas maiores para melhor refrigeração. Todas as séries ganharam novo visual por dentro e por fora.

Fiat - Lançados no mercado brasileiro em setembro passado, o Fiat Ducato Multijet Economy e a nova versão Working da picape Strada estão sendo expostos pela primeira vez na FENATRAN 2009. O Fiat Ducato Multijet Economy, agora com o novo motor 2.3 MultiJet, tem o mesmo desempenho de sua versão anterior, mas é 10% mais econômico. As novas versões Working da picape Strada chegam como mais três opções de compra para o consumidor. Elas trazem novo design, motor 1.4 de 85 cv (100% gasolina) e 86 cv (100% álcool), uma lista completa de equipamentos e cabines. O Novo Fiat Ducato Multijet Economy tem uma ampla gama de versões para atender inúmeras necessidades, são elas: Cargo 7,5 m³, Cargo L 9,0 m³, Maxi Cargo 10 m³ e Maxi Cargo 12 m³, para transporte de cargas, Combinato, Minibus, Minibus Teto Alto e Multi Teto Alto - para transporte de passageiros. Com o Ducato tradicional, a empresa já é líder de vendas entre os furgões grandes em seis dos últimos sete anos. Segundo a montadora, cerca de 34,2% dos furgões grandes no Brasil, atualmente, são Fiat Ducato.

Agrale - Preocupada em fazer upgrade em sua atual linha de produtos, a fabricante nacional Agrale apresenta ao mercado caminhões dentro da sua real especialidade: leves e médios. Para a FENATRAN 2009, a empresa preparou o Agrale 8500, com motor eletrônico, caminhão da linha leve, adequando a versão já existente à aplicação de cargas e descargas urbanas, o que representa maior agilidade, menor consumo de combustível, menor índice de poluição e ganho de competitividade. Dentro da mesma família de produtos, a empresa apresenta o 8500 CD, com plataforma auto socorro, destinado tanto a atender pessoas acidentadas, como veículos com colisão ou avarias. Os dois modelos estarão disponíveis no mercado no primeiro trimestre de 2010. Um terceiro produto rouba a cena no estande da empresa na Feira: o Agrale 13000 Caçamba, com entre eixo menor, que inaugura a presença da Agrale num nicho de mercado até então novo para ela, o de transporte de carga de alta densidade, como coletor de lixo e cargas especiais, que já saem direto da fábrica com essas aplicações.

Randon - O Grupo Randon, composto pelas empresas Rondon, Fras-Le, JOST, Master e Suspensys, apresenta os produtos da série Randon 60 anos, integrada pela Linha Graneleira, Base de Contêiner, Sider, Furgão e Frigorífico, cuja principal inovação é a pintura Dura Tech, eletroforética e-coat, que possibilitou ampliação da garantia de 1 ano para 5 anos. Esse novo processo de pintura exigiu investimento de US$ 70 milhões. Líder do segmento de produção de reboques e semi-reboques, carretas e plataformas e fabricante de autopecas para os seus implementos e para o mercado, a Randon trouxe também para a Feira o caminhão RK 430 M com capacidade para 30 toneladas , equipado com motor eletrônico de 331 cavalos, além dos pneus Strada R e a linha leve representada pela carroceria basculante.

Ford - A empresa está fazendo o pré-lançamento, em primeira mão na FENATRAN 2009, da Transit Chassi-Cabine, nova versão da família de vans comercializadas no Brasil. A empresa também está expondo sua linha completa de veículos comercias, além de anunciar investimentos de R$ 370 milhões, no período de 2010 a 2013, para o setor de veículos comerciais. Outros lançamentos da Ford expostos no Salão são o Cargo 1832e para aplicação com Julieta e os modelos Cargo 2628e, Cargo 2622e e Cargo 1722e com tomada de força traseira para uso como betoneira e compactador de resíduos. A empresa está trazendo novas opções de modelos para o mercado de transporte rodoviário e urbano, para o setor de serviços essenciais e para o setor de construção civil. De acordo Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul, a empresa apresenta excelente desempenho no mercado de veículos comerciais. “Estamos crescendo em diversas regiões e segmentos de veículos. Vamos fechar 2009 com mais de 21% de market share na América do Sul”, afirma.

MAN - A divisão Latin America da multinacional MAN, nova marca da antiga divisão de caminhões Volkswagen, começa a produzir veículos pesados em sua planta fabril, instalada no município fluminense de Resende, a partir de 2011. Mas, mesmo antes de iniciar a produção brasileira, a empresa já fez vendas das 100 primeiras unidades dos modelos extrapesados TGS e TGX MAN. O firme propósito de compra partiu de três das maiores transportadoras brasileiras: Júlio Simões, Arcom e Binotto. O anúncio foi feito, pelo presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes. Vedetes do estande da MAN na Feira, os novos modelos complementam a gama de opções da Volkswagen formada pelas linhas de caminhões Constellation, Delivery e Worker. O TGS se caracteriza por robustez e economia e conta com versões de 18 a 41 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) e tem aplicações como guindastes e betoneiras, além da adequação para cargas frigoríficas, bebidas, distribuição urbana e rodoviária, além da utilização fora-de-estrada para o transporte de madeira e cana-de-açúcar. Já o TGX chegará ao País nas versões de 400 a 680 cavalos, para transporte pesado de longas distâncias.

Mercedes-Benz – A empresa apresenta o modelo de Van Sprinter 19+1 com capacidade para 20 pessoas, a maior do mercado. Para mostrar o novo produto, a empresa promoveu uma cena em que o novo caminhão surgiu por trás do palco montado no estande da montadora na Feira e dele desceram 20 jogadores uniformizados de rugby, arremessando a bola um para outro, demonstrando a capacidade de transporte de passageiros do veículo. Os novos modelos de caminhões das linhas Axor, Atego e Actros também surgiram com dinâmica de movimentação dirigida no mesmo espaço da empresa. Outra novidade é o Actros 2646, atração especial da montadora, para aplicação rodoviária, na cor inédita bege claro metálica com cabine com 1,92 metro de altura, assoalho totalmente plano , motor V6 nas versões 6X2 e 6X4 e motor de 450 cavalos. Ao mesmo tempo em que anunciou a contratação de 1300 novos empregados para a unidade da empresa em São Bernardo do Campo (SP), o atual presidente da companhia, Gero Hermann, apresentou na FENATRAN o seu substituto para as operações no Brasil, Jürgen Ziegler. Hermann passará a ocupar novo cargo na matriz da empresa, em Wolfsburg.

Serviço

FENATRAN 2009 - (17º Salão Internacional do Transporte)

Data: 26 a 30 de outubro de 2009

Horário: 13h às 21h

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo/SP Credenciamento gratuito online em www.fenatran.com.br

Obs. Por se tratar de um evento de negócios e restrito a profissionais do setor é proibida a entrada de menores de 12 anos, mesmo que acompanhados.

Nenhum comentário: