27 de outubro de 2009

Caminhão mais potente do mundo brilha na Fenatran

Não é um lançamento, mas promete brilhar como a grande estrela da Fenatran 2009 – 17º Salão Internacional do Transporte (www.fenatran.com.br), que acontece nesta semana no Anhembi, em São Paulo. Trata-se do Volvo FH16 e seus incríveis 700 cavalos de potência, considerado o caminhão de série mais potente do mundo, que a montadora traz direto da Europa, só para demonstração, à maior mostra de transporte da América Latina.


Caminhão - O FH16 de 700 cavalos foi lançado no começo do ano na Europa, complementando as outras duas versões da linha - cada uma com igualmente respeitáveis motores de 540 cv e 660 cv. Produzido na fábrica da Volvo em Tuve, próximo de Gotemburgo, sede mundial do grupo na Suécia, o caminhão mais potente do mundo exigiu três anos de desenvolvimento.

Volvo FH16 de 700 cv





O resultado de tantos anos de trabalho está nos números da fera. Com um motor 16 litros de 6 cilindros, turbocharger e intercooler, esse FH16 alcança potência máxima de 700 cv a 1550-1800 rpm e torque máximo 3150 Nm em 1000-1550 rpm. Para quem gosta de números, mais alguns do poderoso motor deste até então inigualável caminhão Volvo: rotação máxima de 2000 rpm, volume de 16,1 dm³, taxa de compressão de 17.3:1, potência do freio motor de 570 cv e peso seco de 1325 kg.




E a montadora faz questão de ressaltar que o FH16 700 combina alta potência com redução de emissões, sem aumento do consumo de combustível, além de já ser certificado para os níveis de exigências de emissões européias Euro 5. Para se ter uma idéia, estudos da Volvo indicam uma queda de cerca de 40% nas emissões de NOx (óxido de nitrogênio) do modelo em relação ao anterior.

O caminhão mais potente de mundo em ação



Em meados deste ano, a Volvo entregou o primeiro FH16 de 700 cv na Europa. O primeiro cliente foi Tore Aase, dono da transportadora Spesial og Tungtransport AS, da Noruega, que estreou o caminhão mais potente do mundo em operações de longo curso na acidentada costa oeste daquele país, transportando equipamentos para a indústria de petróleo que chegam a 50 toneladas por viagem.

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