11 de setembro de 2009

Iveco prepara terreno no mercado brasileiro de ônibus

A Iveco amplia sua presença no segmento de veículos comerciais no Brasil. A montadora, que já comercializa caminhões e utilitários no país, dá início a uma nova empreitada com lançamento no mercado de ônibus: o novo microônibus CityClass
Mercado - Até então, o CityClass era oferecido somente em licitações com a versão Escolar, em diversas configurações, sendo a maior delas com capacidade para 27 lugares mais motorista. O bom resultado deste veículo nesta aplicação, com cerca de dois mil deles contemplados em programas de transporte escolar do governo do Paraná e no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), levou a montadora a lançar uma nova versão do modelo em toda a sua rede concessionárias no país.
Com encarroçamento de responsabilidade exclusiva da Neobus, de Caxias do Sul (RS), o novo microônibus CityClass é construído sobre o chassi do Scudato 70C16, baseado no Daily 70C16, de sete toneladas de PBT, ante as 6 toneladas de PBT do modelo anterior. O novo microônibus da Iveco possui comprimento máximo de 6.840 mm, distância entre eixos de 3.750 mm e altura interna de 1,85 metros.
A nova versão tem motor F1C de 3 litros com injeção eletrônica tipo common-rail, 4 cilindros em linha e 16 válvulas com comando duplo no cabeçote. “Com 155 cavalos ele tem 15 cv a mais do que o principal concorrente, além da vantagem adicional de que o CityClass tem faixa de utilização ideal de torque mais ampla, entre 1.700 a 2.600 rpm, ou seja, 900 rpm contra apenas 400 rpm do modelo concorrente”, destaca o gerente de plataforma de veículos leves e passageiros da Iveco, Marcello Motta.
O microônibus da Iveco possui câmbio Eaton 4405 B de cinco marchas sincronizadas, sendo a última “over-drive”, e freios a disco nas quatro rodas. No interior, a montadora destaca a maior qualidade no acabamento; bagageiros em formato de tubos vazados, localizados na parte superior das poltronas; e o novo painel, mais moderno e que prioriza a facilidade de acesso a todos os instrumentos, com display analógico/digital que traz informações como a luz de alerta para o desgaste das pastilhas. O piso de alumínio xadrez tem acabamento antiderrapante, enquanto o interior permite a instalação de assentos em filas duplas ou triplas, sendo que pode ser especificado o espaço para colocação de cadeiras exclusivas aos portadores de necessidades especiais na primeira fila.
Estratégia - Segundo Motta, a produção que resultou neste novo chassi Scudato, base do novo CityClass, vem sendo trabalhada no Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco em Sete Lagoas (MG) desde o lançamento do Daily 70C16. “O modelo poderá agora ser encomendado por qualquer consumidor junto à rede Iveco. Ele atende diversas aplicações de transporte de passageiros, como por exemplo, ônibus escolares, turismo, fretamento, traslados e serviços de charter”, ressalta.
E a montadora adianta que modelos de ônibus da marca em diferentes segmentos são esperados já a partir de 2010. “Em 2009, estamos renovando o CityClass e teremos ainda dois novos lançamentos”, indica o presidente da Iveco Latin America, Marco Mazzu. “A Iveco é a maior produtora de ônibus na Europa e não poderia ficar de fora do segmento no Brasil, um dos maiores do mundo em volume. Estamos estudando este mercado com muito carinho e já temos algumas centenas de ônibus em testes no Brasil e em outros países da América Latina”, completa Mazzu.
*Mais informações: www.iveco.com.br

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