5 de novembro de 2012

Os carros pequenos em destaque no 27º São do Automóvel de São Paulo

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo que foi aberto ao público no último dia 24 e prossegue até 4 de novembro, domingo tem duas características marcantes. Nunca um salão paulista atraiu tantos executivos de peso das principais montadoras mundiais e nunca foi apresentado um número tão grande de carros compactos prontos para entrar no mercado brasileiro.

A presença de altos executivos aqui estiveram os CEOs ou presidentes da Volkswagen, General Motors, Ford, Mercedes-Bens, entre outros se explica pela situação positiva do mercado brasileiro. Este ano o Brasil deverá chegar à marca de 3,7 milhões de veículos vendidos. No mês de agosto por uma peculiaridade do presumível fim do desconto do IPI no preço dos carros o mercado brasileiro foi o terceiro do mundo, ultrapassando o mercado japonês.

Nesse mês só venderam mais automóveis a China e os Estados Unidos. A maioria das grandes marcas tem sua sede em áreas em crise Estados Unidos, Europa e Japão, e  o mercado brasileiro mostra-se, neste momento, bastante atraente para quem quer manter sua posição no mercado ou expandir negócios.

O Salão do Automóvel de São Paulo está repleto de novidades, em sua maioria carros prontos (ou já entrando) na linha de produção. Poucos são os protótipos, e mesmo alguns expostos, estão na fila da linha de montagem. São 43 marcas originárias de dez países Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Suécia, Japão, Índia, Coreia e China que disputam a atenção do consumidor brasileiro e fazem do motorshow paulistano um dos mais diversificados do mundo. Além de quem está em crise, as marcas de países que não estão como Índia, Coreia do Sul e China também têm interesses em expandir seus negócios no mercado brasileiro, já que está difícil comercializar carros nos mercados habituais.

Houve salões onde os destaque foram os utilitários esportivos. Em outros, uma enxurrada de novos sedãs. Este ano, pode-se dizer, o Salão é dos carros compactos. Não por acaso, é esse o maior segmento do mercado brasileiro, respondendo por mais de 65% das vendas. Estão lá os novíssimos Chevrolet Onix, Renault Clio, Fiat 500 C, Peugeot 208 e o VW Up!. Estão lá também o JAC J2 (que deverá ser lançado em breve); o Audi A1 Quattro, e inúmeros carros compactos ou subcompactos de marcas chinesas como o Haima 2, Haval M4, Chagan Mini-Benin, entre outros. A Volkswagen fez a apresentação mundial de um utilitário esportivo compacto, o Taigun, que em breve deverá entrar em produção e que segue a receita bem brasileira do Ford EcoSport.

A General Motors também aproveitou o as luzes do Salão para trazer a público a Chevrolet TrailBlazer, utilitário esportivo que substitui a Blazer no mercado brasileiro. A Fiat, que controla as marcas esportivas italianas Ferrari e Maserati, à falta de lançamentos nacionais a marca concentrou seus lançamentos no primeiro semestre resolveu enfeitar seu estande com uma Ferrari 458 Spider e uma Maserati GranCabrio Sport.

Apesar de ter se tornado inegavelmente mais atraente no atual panorama automotivo global, o mercado brasileiro ainda é considerado periférico, por estar distante dos centros onde são decididas as principais novidades do setor normalmente originárias das matrizes de cada marca. Como não existem marcas brasileiras de automóveis que atuem globalmente, raras são as estreias globais reservadas ao Salão de São Paulo basicamente modelos e versões com foco regional.

Se ainda não tornou o país uma vitrine das principais estreias automotivas mundiais, o inequívoco upgrade de prestígio do mercado brasileiro já faz com que algumas soluções criadas por aqui comecem a ser experimentadas em outros mercados ao redor do mundo. Notadamente nos chamados mercados emergentes, com características similares às nacionais.Por isso, o design e a engenharia automotiva made in Brazil gradualmente começam a se afirmar de forma global e o 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo naturalmente se posiciona como palco privilegiado dessa afirmação. Mantidas as tendências do atual panorama automotivo mundial, a perspectiva é de crescimento do motorshow paulistano. Tanto que já se cogita um lugar mais amplo que o Pavilhão de Exposições do Anhembi para a realização da edição de 2014.

AS NOVIDADES Destaques de cada marca no Salão do Automóvel de São Paulo 2012

Acura A marca de luxo da Honda trouxe o novo NSX. Com sua cabine envidraçada inspirada no cockpit do caça norte-americano F16, o esportivo de dois lugares é um híbrido de tração integral com um design mais que agressivo. A Acura não deve ser comercializada tão cedo no Brasil, mas a presença do NSX sugere que a Honda começa a sondar o terreno para seu desembarque no país.

Audi A marca das quatro argolas exibe no Anhembi os principais modelos de sua vasta linha de 43 diferente versões de veículos oferecidos no mercado nacional. Destaque para a versão Quattro do hatch compacto A1, com duas portas e tração integral, os sedãs S6, S7 e S8 versões esportivas do A6, A7 e do A8 , o esportivo conversível R8 GT Spyder e para a avant première nacional do A3 Sport que será lançado em janeiro de 2013.

BMW A marca bávara aproveita o Salão de São Paulo para atualizar a sua linha em relação ao resto do mundo. A gama da Série 6, por exemplo, foi atualizada com o Gran Coupé e a M6, respectivamente o cupê de quatro portas e esportivo de 560 cv. Além deles, destaque para o utilitário X3 com motor 2.0 turbo de 245 cv, o hatch M135i, de 320 cv e uma reestilização do X6.

Changan A maior novidade da marca chinesa antigamente chamada de Chana no Brasil é o subcompacto chinês Mini Benni, que deve chegar no início de 2013 ao Brasil, com preço a partir de R$ 25 mil. Em seus reduzidos 3,52 metros de comprimento, carrega uma boa lista de equipamentos, entre eles, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, trio elétrico, faróis de neblina, rodas de 13 polegadas, airbag duplo, freios ABS e CD Player MP3.

Chery Os chineses da Chery não estão para brincadeiras. Em três anos no mercado nacional, a marca já comercializa uma gama de cinco veículos no Brasil: QQ, S-18, Face, Cielo e Tiggo. No Salão, a novidade da vez é a pré-estreia do compacto Celer, o primeiro Chery a ser produzido na fábrica da marca em Jacareí, no interior paulista, que será inaugurada no final 2013 e terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano. Com versões hatch e sedã, o compacto terá motorização 1.5 Flexfuel e já começa a ser comercializado no início de dezembro, inicialmente importado da China.

Chevrolet Projetado para o mercado brasileiro, o hatch compacto Onix chega para morder uma fatia no lucrativo segmento de carros populares. E chega com vontade. Suas 10 versões ficam entre R$ 29.900 a LS 1.0, equipada com direção hidráulica, airbags frontais e freios com ABS e EBD e R$ 41.990, caso do top LTZ 1.4 automático. A Chevrolet ainda trouxe o utilitário esportivo Trailblazer em única versão, com sete lugares e duas opções de motor, um deles um inédito V6 de 3.6 litros e 239 cavalos.

Chrysler A gigante norte-americana foi outra a baixar em peso em São Paulo. A maior novidade foi o utilitário médio-grande Durango. O modelo chega para brigar no segmento acima do Journey, mas é equipado com o mesmo V6 Pentastar de 3.6 litros e 286 cv. Além dele, o sedã 300C, o Jeep Wrangler, as picapes RAM 2500 também marcaram presença. Para coroar a participação do grupo no evento, a nova geração do poderoso SRT Viper chamou bastante atenção.

Citroën Criado a partir do sedã C5, o DS5 é um crossover garboso, com design aerodinâmico, direção suave e, principalmente, muito luxo a bordo. Vem com bancos de couro, um grande console central, acabamento de qualidade e amplo espaço interno. A marca francesa trouxe para o Salão de São Paulo um modelo híbrido que combina um motor diesel com outro elétrico. Juntos somam 200 cv de força. Mas somente duas versões a gasolina desembarcam no Brasil em 2013: a THP 155 e a THP 200, números que remetem à potência de cada uma delas.

CN Auto A representante paulista das marcas chinesas Hafei e Jinbei levou ao Salão a Towner reestilizada. Ela deverá ter todas as versões escolar, picape, cabine dupla, minivan e furgão nacionalizadas a partir de 2014, com o início da produção em Linhares, Espírito Santo.

Fiat A Fiat penou para achar novidades para exibir em seu estande. Tanto é que teve que apelar para as subsidiárias Ferrari e Maserati na tentativa de aumentar o apelo de sua área no Anhembi. Trouxe os conversíveis 458 Spider e GranCabrio Sport, ambos com motor V8 e visual arrebatador. Com a marca Fiat, o destaque é o 500C, o novo conversível mais barato do Brasil, por R$ 57.900. O pequeno retrô conta com um teto de lona retrátil que é rebatido eletricamente. O motor 1.4 MultiAir com 105 cv e 13,6 kgfm de torque é aliado a uma transmissão automática de seis velocidades.

Ford A marca norte-americana não economizou na edição desse ano do evento paulistano. Trouxe para o Anhembi o novíssimo Fusion 2013 inclusive em uma versão híbrida, que chegará ao Brasil em abril do ano que vem , o renovado New Fiesta sedã e o novo Focus sedã que começa a ser produzido na Argentina em 2013 , além dos recentemente apresentados EcoSport, Ranger e Edge. Já os gringos Mustang Boss Laguna Seca, Fiesta ST Concept e o Evos Concept cumprem a missão de atrair a atenção.

Great Wall Estreante no mercado brasileiro, a chinesa Great Wall levou para seu estande o Haval M4, seu primeiro modelo a ser comercializado por aqui. Trata-se de um pequeno utilitário esportivo de visual simpático mostrado no último Salão de Pequim. Ele tem 3,90 m de comprimento e motor 1.5 litro de 106 cv.

Haima A marca chinesa teve como destaque o Haima 2, um hatch compacto que deverá ser produzido a partir de 2014 na fábrica construida pela importadora Districar em Linhares, no Espírito Santo. Além dele, o sedã compacto Haima 3 e o jipinho Haima 7 também foram apresentados ambos são cotados para desembarcarem logo no Brasil. Junto aos Haima, deverão ser produzidos os carros da Changan antiga Chana na mesma unidade capixaba.

Honda A marca japonesa aproveitou o Salão para mostrar a versão Twist do Fit. O pacote adiciona traços aventureiros ao comportado monovolume, como novos para-choques, rodas maiores e apliques plásticos na lateral. Para o início de 2013, a Honda reservou novas versões topo de linha do Civic, com o motor 2.0 litros de 155 cv já conhecido do crossover CR-V, mas bicombustível. O novo Accord também deu as caras, com lançamento previsto para meados do ano que vem.

Hyundai A marca sul-coreana aproveita a visibilidade que tem tido com o recente lançamento do HB20 para mostrar a primeira variante do compacto. O HB20X é uma versão aventureira do modelo, com para-choques bojudos e caixas de rodas mais marcantes. O motor é o 1.6 de 128 cv com câmbio manual ou automático. No estande da Hyundai ainda sobrou espaço para as novas gerações de i30 e Santa Fe. Ambos chegam com preço bem superior ao dos carros que aposentam, mas, de acordo com a própria fabricante, com esperança de manter o sucesso comercial.


JAC Motors Enquanto sua fábrica baiana não fica pronta, a marca chinesa anuncia o desembarque do J2, com motor 1.4 16V VVT de 108 cv. Com pouco mais de 3,5 metros de comprimento e 915 kg de peso, o subcompacto chega às lojas em dezembro, com diversas possibilidade de personalização através de adesivos na carroceria.

Jaguar Land Rover O grupo inglês controlado pela indiana Tata Motors traz novidades para ambas as marcas. A Jaguar anuncia que o controle da operação comercial brasileira deixa de pertencer à empresa brasileira SHC do empresário Sérgio Habib, proprietário das três concessionárias nacionais da Jaguar, que controla também as marcas JAC Motors e Aston Martin no Brasil. Agora, a responsabilidade pelas vendas no mercado nacional passa às mãos da própria Jaguar Land Rover. Como novidade em termos de produto, a marca de esportivos exibe o novo F Type, apresentado mundialmente no último Salão de Paris, em setembro. Já a Land Rover, embalada pelas boas vendas do Evoque no Brasil e no mundo, apresenta no evento paulistano o Range Rover Vogue, seu renovado top de linha.

Kia Um dos destaques da Kia no evento paulistano foi o Quoris, sedã de alto luxo que introduz a marca sul-coreana em um segmento novo. Com visual semelhante ao BMW Série 7, ele será lançado no primeiro trimestre de 2013, quando terá seu preço revelado. A fabricante ainda mostrou a nova geração do Cerato, que chega ao mercado nacional na mesma época e ganha as belas linhas do designer Peter Schreyer. O motor continua sendo o 1.6 de 128 cv.

Lexus Apesar de não ser uma grande novidade, o grande destaque da divisão de luxo da Toyota no Salão é o superesportivo LFA e seu V10 de 560 cv. O modelo, que tem carroceria feita de fibra de carbono, acelera de zero a 100 km/h em 3,6 segundos e atinge os 325 km/h. Outro atrativo é o CT200h, a versão da Lexus para o Prius. Com o mesmo conjunto híbrido do Toyota, o CT200h chega ao Brasil em novembro por R$ 149 mil. A Lexus ainda mostra a profunda reestilização do sedã grande LS460L, que passa a custar R$ 490 mil.

Mahindra O destaque da marca indiana é o utilitário XUV500. Com sete lugares e promessa de alguma sofisticação, ele tem motor diesel de 140 cv e câmbio manual de seis marchas. Além dele, a nova picape Genio, de design controverso, foi mostrada em versões com cabine simples e dupla. O SUV médio Quanto também esteve presente. Ele tem motor 2.2 litros diesel de 120 cv e traz de série equipamentos como ar-condicionado, airbags frontais, freios ABS e até sistema start/stop.

Mercedes-Benz Mesmo ainda sendo um conceito, o modelo com maior apelo mercadológico no estande da Mercedes é o CSC. A razão disso é que ele dará origem ao CLA, sedã feito na plataforma do Classe A. A venda no Brasil é provável. Além dele, destaque para o lançamento mundial da SLS AMG 45th Anniversary. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma versão comemorativa dos 45 anos da AMG.

Mini A marca inglesa da BMW levou para o Salão o Paceman, a variante mais esportiva e de duas portas do Countryman. Ele chega somente nas versões Cooper e Cooper S, com 123 cv e 186 cv extraídos do 1.6 turbinado. Como no Countryman, o motor mais potente também pode mandar força para as quatro rodas na versão ALL4.

Mitsubishi Mais do que qualquer veículo específico, o destaque da Mitsubishi no Salão de São Paulo é a intenção da marca de dobrar as suas vendas de carros no Brasil até 2015. Com investimentos de R$ 1,1 bilhão, a MMC Automotores do Brasil, representante da marca japonesa no país, pretende comercializar 100 mil carros daqui a três anos. Para isso, vai fazer em Catalão, no estado de Goiás, o utilitário ASX a partir do meio do ano que vem.

Nissan A marca japonesa se acariocou. Além de anunciar a mudança de sua sede brasileira da cidade paranaense de São José dos Pinhais para o Rio de Janeiro, a Nissan exibiu uma versão Rio 2016 do hatch compacto March, que faz alusão aos Jogos Olímpicos dos quais a Nissan é um dos patrocinadores. Mas os destaques do estande são o renovado sedã Altima, que será lançado no mercado brasileiro no ano que vem, e o crossover conceitual Extrem, desenvolvido no Brasil sobre a plataforma do March e do Versa.

Peugeot A maior estrela do estande da marca foi a aparição especial do 208 GTI. O modelo usa o mesmo conjunto mecânico do badalado Citroën DS3, com o 1.6 THP de 165 cv. Além dele, o novo 208 recém mostrado na Europa e que será produzido também em Porto Real, no Rio de Janeiro já tem data para começar a ser vendido no Brasil. Ele deve chegar às concessionárias da marca ainda no primeiro semestre de 2013, para concorrer no segmento de compactos superiores, hoje povoado por Chevrolet Sonic, Ford Fiesta e Citroën C3. Ele, no entanto, não aposenta o antigo 207, que deve ter sobrevida entre os hatches de entrada.

Porsche A grande atração do estande da marca alemã é a nova versão do maior ícone da história da Porsche. Trata-se do 911 Carrera 4S, apresentado na versões cupê e conversível. Já os fãs dos utilitários esportivos de alto luxo darão mais atenção para o novo Cayenne GTS, com seu V8 de 420 cv.

Rely A divisão de veículos comerciais da chinesa Chery marcou presença no Salão de São Paulo. A gama composta por pequenas picapes, minivans de 7 e até 14 lugares, como a H5 e furgões prometem versatilidade e agilidade para entregas rápidas em centros urbanos congestionados. O primeiro modelo vendido no Brasil será a Pick-Up.

Renault A marca francesa exibe no Salão do Automóvel a reestilização do Clio como seu principal destaque. O compacto ganhou nova frente, com clara inspiração na quarta geração do próprio Clio, lançada no Salão de Paris e reservada apenas para o público europeu. O conjunto mecânico continua composto pelo valente motor 1.0 16V de 80 cv e câmbio manual de cinco relações. A esperada versão esportiva do Fluence, chamada de GT, também dá as caras no Anhembi. Com preço de R$ 79.270, o sedã esportivo de 180 cv e 30,6 kgfm de torque chega às revendas no final do mês.

S. Auto Sediada no Rio de Janeiro, a importadora pretende trazer para o Brasil veículos de quatro marcas chinesas: Landwind, Changhe, Jonway e Shuanghuan. Um dos mais divertidos é modelo de entrada da empresa, o Shuanghuan Noble Nano. Virtual clone do Smart Fortwo, o subcompacto terá preços a partir R$ 37.990 na versão básica e R$ 42.900 na versão Cross com direito a estepe pendurado na tampa da mala. O utlilitário esportivo compacto Jonway A380, a quadrática minivan compacta Changhe Coolcar EX e o SUV médio Landwind X8 complementam a linha. A S. Auto informa que já existem até agora oito concessionárias nomeadas para comercializar seus modelos, a partir de janeiro.

Smart Sem novidades mundiais, a marca alemã controlada pela Daimler se limitou a mostrar em São Paulo sua linha de simpáticos supercompactos, hoje composta pelas variantes do Fortwo. A gama começa no Mhd, com motor de três cilindros de 1.0 litro e 71 cv e segue até o Cabrio Tritop, este equipado com o mesmo motor, mas dotado de turbo, que eleva a potência para 84 cv. Os preços variam entre R$ 52.500 e R$ 72.900.

SsangYong O sedã Chairman deve desembarcar no Brasil em 2013, junto com a renovada picape Actyon Sports. O Chairman com mais de cinco metros de comprimento terá preços na casa dos R$ 200 mil. A marca também divulgou os planos de construção de uma fábrica no país, em Linhares, Espírito Santo, em parceria com a Districar atual importadora dos SsangYong para o Brasil. De lá, além dos próprios Chairman, Actyon Sports e o SUV Rexton, sairão também carros das marcas chinesas Changan e Haima.

Subaru Atualmente com atuação muito discreta no Brasil, a marca japonesa tenta ganhar mercado com a nova geração do Impreza, seu carro mais renomado. Com fama no mundo dos ralis, o médio tem tração integral e motor boxer com cilindros contrapostos de 2.0 litros e 155 cv. A transmissão é CVT e o novo Impreza custa R$ 100 mil. Além da variante sedã, a marca japonesa mostrou um crossover na mesma plataforma, chamado de XV. Este tem preço de R$ 110 mil.

Suzuki Um dos principais destaques da Suzuki em São Paulo é o anúncio do início da produção brasileira do Jimny. Em um primeiro momento, o utilitário será feito em parceria na fábrica da Mitsubishi, em Catalão, para só depois ser feito em Itumbiara, também no estado de Goiás. Apesar de ser nacionalizado, ele mantém o preço de R$ 54.790, bem como o conjunto mecânico composto de um motor 1.3 16V de 85 cv. Também no estande da fabricante japonesa estava o conceito G70, apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra deste ano. O modelo, que tem visual retrô, pode dar origem a um compacto da Suzuki no futuro.

Toyota Preocupada em rejuvenescer a marca, a Toyota finalmente parece que vai lançar no Brasil o híbrido Prius, que já ameaça vir há anos. O recém-lançado Etios também surge em várias versões no estande da marca japonesa. Já o inusitado conceito ecologicamente correto iiMo tem como destaque a projeção de imagens provenientes de tablets ou celulares na carroceria.

Troller A marca cearense controlada pela Ford apresenta o T4 2013, com nova motorização e equipamentos, o carro-conceito TR-X e o T4 vencedor da última edição do Rally dos Sertões. A nova linha do utilitário esportivo tem como principal novidade o motor 3.2 diesel com turbo de geometria variável, 2 cavalos mais potente agora são 165 cv e adequado ao padrão de emissões Proncove L6. A linha 2013 do utilitário T4 já está disponível em toda a rede da marca pelo preço de R$ 92.490, com frete incluso.

Volkswagen A Volkswagen levou todo o seu arsenal para o Salão de São Paulo. A estrela da marca foi o Taigun, um utilitário compacto conceito montado sobre a plataforma do Up!. O novo carro, com produção confirmada mas ainda sem data , tem na mira SUVs compactos como o Renault Duster e Ford EcoSport. Além dele, a marca mostrou o novo Gol duas portas, responsável pela aposentadoria definitiva do antiquado Geração 4. Outro a dar as caras foi o novo Fusca, que teve as versões com motor 2.0 turbo de 200 cv e câmbio manual ou o automatizado DSG de dupla embreagem mostradas ao público.

Volvo A marca sueca aposta suas fichas em São Paulo no novo V40,
apresentado no Brasil em setembro. A moderna perua conta com diversos sistemas tecnológicos de segurança, inclusive um que aciona um airbag externo em caso de atropelamento, para reduzir o impacto sobre quem é atropelado.


VPG MV-1 O MV-1 é um táxi norte-americano especialmente adaptado para o atendimento a deficientes físicos. Ele é capaz de levar até seis passageiros e duas cadeiras de rodas que entram no veículo através de uma rampa retrátil. O motor é um V8 da Ford de 4.6 litros e 250 cv, que pode ser movido a gás natural. A ideia da marca é expor o modelo para possíveis aplicações no Brasil.

Fonte: Cruzeiro Do Sul

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