8 de novembro de 2010

VOLVO FMX: um fora de estrada com estilo


A Volvo elegeu as minas do Peru como cenário para o lançamento do seu novo caminhão pesado vocacional FMX, com motor de 13 litros e potências entre 400cv a 480cv nas versões 6x4 e 8x4. A mineração é uma das principais aplicações a que se destina o modelo desenvolvido para operações severas e cargas de 32 a 50 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). O caminhão também é opção para os segmentos de construção, cana-de-açúcar e florestal.


O FMX procurou aliar robustez com itens de conforto para o operador que enfrenta longas jornadas de trabalho, mantendo o trem de força de seu antecessor FM. Há diferenças de design e clínicas com clientes resultaram em mudanças na escada de acesso ao compartimento de carga e na parte frontal da cabine que foi elevada.

No mesmo evento a Volvo apresentou um FMX com motor de 11 litros, voltado para operações que exijam uma opção intermediária entre o FMX com motor 13 litros e o VM 6x4, outra opção da marca.

NOVIDADES – “As potências oferecidas nos novos modelos são parecidas com as de outros fabricantes, mas nossa faixa de torque é maior, o que se traduz em melhor performance e economia de combustível”, argumentou Álvaro Menocin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Os FMX vêm equipados com um dispositivo central de reboque capaz de suportar até 25 toneladas. O ângulo de ataque, como se denomina a parte inferior frontal da cabine, foi estendido em 165 milímetros.

Os faróis dianteiros têm grades de proteção e o fato de serem individuais – e não em conjunto – reduz custos em caso de danos. Com o mesmo objetivo, o parachoques de aço, com cantoneiras reforçadas, foi projetado em três partes. Os faróis ganharam ainda o limpador de alta pressão, já disponível nos estradeiros FH.

Outro item já disponível nos FH, que passa a ser oferecido também na linha off road, é a caixa de câmbio I-Shift. Em breve, a Volvo vai incorporar também sensores que enviam informações sobre o peso da carga.

Outra novidade: uma escada com suporte para as mãos que permite ao motorista ver a situação da carga apenas abrindo a porta, sem precisar descer do caminhão.

NA TERRA DOS INCAS
Famoso por suas ruínas milenares como as da civilização Inca, o Peru tem na mineração uma de suas principais atividades econômicas.

Com 29 milhões de habitantes – um terço morando na capital, Lima – o país é cortado de um lado pela Cordilheira dos Andes e, do outro, tem parte da Floresta Amazônica. “Nossos caminhões trabalham em condições difíceis”, disse Rolf Smedberg, diretor geral da Volvo no Peru.

Há 50 anos por lá, a Volvo é líder no segmento de caminhões pesados, com 23% de participação. Por se tratar de um mercado livre, sem imposto de importação, existem pelo menos 33 marcas de caminhões no Peru, a maior parte de origem asiática.

O leasing é a opção de compra de 70% dos clientes. Entre os transportadores, 80% tem de um a cinco caminhões.

Nenhum comentário: