8 de novembro de 2010

EDIÇÃO HISTÓRICA DO SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL SUPERA EXPECTATIVA DE PÚBLICO E BATE RECORDES DE MARCAS E MODELOS

Em plena comemoração do seu cinquentenário, o SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL se consagra como o maior evento de negócios da cidade de São Paulo em 2010. Evento traduz o avanço do setor em produtos e tecnologias que visam a atender às diferentes exigências dos consumidores, em linha com as boas práticas de mobilidade sustentável.


A festa dos 50 anos que tomou conta do 26º SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL vai ficar marcada na história do setor como um momento sem precedentes. O evento, realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi (de 27 de outubro a 7 de novembro) tem a comemorar a superação da expectativa de público. A expectativa é a de que 750 mil visitantes confiram de perto outro feito na trajetória do SALÃO: a presença de 450 diferentes modelos de automóveis, de 42 marcas de montadoras instaladas no País e de importados. E, para completar o otimismo do setor, o anúncio de investimentos que começam a ser feitos pelas empresas que já atuam no País, somados à chegada de novos players que planejam produzir seus automóveis em solo nacional.

O celebrado encontro da indústria automobilística com o público, segundo Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora e promotora do SALÃO, “teve um sabor a mais pela alta qualidade apresentada nos modelos atualizados de automóveis que estiveram em exposição em salões similares pelo mundo este ano”. Os 180 expositores, de acordo com ele, corresponderam ao clima de festa do evento, superando as expectativas também na forma de recepcionar o visitante, com atrações originais e muita interatividade entre os automóveis expostos e o público. “O 26º SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL se consagrou como o maior evento de negócios da cidade de São Paulo”, afirma De Vera.

Segundo Cledorvino Belini, presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o SALÃO é a vitrine pela qual a indústria brasileira de automóveis mostra seu posicionamento de importância no cenário internacional. “O SALÃO DO AUTOMÓVEL reflete o anseio do consumidor que vem ao evento para ver os produtos e encontram aqui o que está sendo lançado no mundo. O clima e o astral deste SALÃO são muito positivos, elevados pela característica própria do povo e do bom momento que o País vive. A indústria de automóveis se prepara para contabilizar um crescimento de 8% este ano, em relação a 2009”, afirma Belini.

Negócios
Sem deixar de lado o apelo institucional, o SALÃO reafirmou o seu papel de encontro de negócios. Já em fase final, o evento deixou o legado de perspectivas de vendas, conforme dirigentes dos principais fabricantes que participaram da atual edição.

Segundo Cledorvino Belini, presidente da FIAT América Latina, a empresa foi o expositor mais ousado nesse SALÃO, que se traduz na oportunidade de mostrar ao consumidor novas tecnologias, lançamentos, carros-conceito. “A empresa conseguiu o feito de ter sido a pioneira em colher informações dos usuários de seus automóveis para compor seu conceito FIAT MIO, prova da intensa interatividade da montadora com o consumidor. O lançamento do Bravo foi outro ponto alto do estande. No geral pudemos medir a excelente receptividade do público pelo alto índice de visitação do estande, o espaço mais concorrido do evento”.

“Nossa presença no SALÃO DO AUTOMÓVEL é muito positiva pelo interesse do público sobre a marca e os produtos. O público é atraído pelos veículos que são ícones – caso do Mustang nessa edição, pelos modelos que são objeto do desejo do consumidor, pela tecnologia embarcada, incluindo as versões futuras – destaque para a conectividade que permite ao condutor ter acesso ao mundo exterior sem comprometer a sua segurança. Outro item relevante é o design – o brasileiro se dirige ao SALÃO cheio de expectativa em relação ao novo desenho dos automóveis, só para citar um exemplo, a reação manifestada em relação ao New Fiesta, que surpreendeu e agradou muito o público. No geral, o SALÃO mostra a proliferação de marcas no mercado brasileiro, diversificação dentro de uma mesma marca. Isso é positivo para o consumidor e um desafio a mais para a indústria. Implica, sobretudo, no esforço do fabricante em fazer com que o consumidor perceba o conjunto das diferenças de cada modelo. E é sobretudo aí que o SALÃO DO AUTOMÓVEL ajuda a esclarecer o nosso cliente, já que a compra de um automóvel conjuga racionalidade e emoção, o segundo um aspecto mais ligado ao emocional das pessoas”, afirmou Marcos de Oliveira, presidente da FORD no Brasil.

“A indústria de automóveis está cada vez mais globalizada com produtos que imprimem um caráter mundial em sua fabricação. A amostra e a mostra que é o SALÃO DO AUTOMÓVEL provam isso. Vivemos vários ciclos ao longo da trajetória da indústria, desde o advento do etanol, que colocou o Brasil na posição de destaque de ser o único país do mundo a ter um sistema alternativo de combustível. Esta 26ª. edição do SALÃO é um grande momento não só de comemoração, mas para a indústria que tem no evento reunidas todas as marcas nacionais e internacionais. É, de fato, um grande marco da indústria e satisfação para a GM estar presente nessa oportunidade, o que nos dá a certeza de que retornaremos ao Pavilhão do Anhembi, em 2012”, assinala José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors Brasil.

“Participamos de todas as edições do SALÃO, sempre com um veículo que é ícone da marca – a Kombi. O evento é a grande oportunidade do consumidor viver a marca, ter uma experiência mais próxima e sensorial com os produtos expostos. Mais do que isso, formamos um time para atender o público e, como numa via de duas mãos, informamos o consumidor e também captamos a sua opinião. Esta edição do SALÃO representa o amadurecimento do mercado, com novos competidores, novos importadores e produtos inéditos e o mais importante, no caso da nossa marca, simultaneamente ao que está sendo apresentado em outras partes do mundo. Definitivamente estamos abrindo um ciclo no qual sustentabilidade convive em harmonia com a inovação. O papel do SALÃO é fundamental para os cliente final e business, para a imprensa, para o nosso público interno, porque nossa marca aproveita esse grande evento para reunir todos em torno de uma mesma ação promocional, explica Fabrício Biondo – Gerente Executivo de Planejamento de Marketing da Volkswagen.

“O SALÃO DO AUTOMÓVEL melhorou muito em qualificação do público e movimento de pessoas no Pavilhão. O visitante demonstra interesse real em conhecer os nossos produtos. O evento é um dos momentos mais importantes para a marca. Este é o quarto SALÃO que a empresa participa e o segundo que é parceira como patrocinadora”, André Ricardo Andrade, gerente de Marketing e Comunicação da Pioneer.

De acordo com Antonio Carlos Bento, conselheiro do SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), o evento é um show de beleza e tecnologia. O evento vem melhorando muito, seja na estrutura do Pavilhão quanto no profissionalismo que o evento alcançou. Segundo ele, pela ótica do segmento de autopeças, todos os investimentos em produção, incluindo os que estão chegando agora ao País são bem-vindos. “O consumidor brasileiro busca veículos de alta performance e os fabricantes de automóveis já correspondem parte dessa expectativa, inclusive com a apresentação de carros-conceito no SALÃO. Outro avanço é o desenvolvimento de novos combustíveis, que tem grande contribuição brasileira com os motores flex”, diz Bento.

Presença de Importados
Para José Luiz Gandini, presidente da ABEIVA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), que reúne 30 empresas importadoras, com 70 lançamentos no evento, o veículo importado tem atrativo especial para o visitante do SALÃO. “Muitos vêm de localidades do interior do País para ter o primeiro contato com os modelos que chegam do exterior, já que em suas cidades de origem não contam com concessionárias desse tipo de veículo. E o notável é que novos negócios surgem a partir desse contato, porque o consumidor chega com uma ideia ao evento e muda de opinião ao se deparar com tantas opções”, analisa.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos: a percepção da marca Audi pelo público foi excelente, a movimentação do estande durante todos os dias foi muito grande, o que certamente se refletirá de forma muito positiva nos números de vendas dos próximos meses. Sem dúvida, o evento mais uma vez foi grande sucesso”, Leandro Radomile, diretor comercial da Audi Brasil.

“A 26ª. edição do SALÃO registrou um momento forte da indústria automobilística do País, porque o setor se beneficia do superaquecimento da demanda. Além disso, todas as marcas estão buscando novos nichos, aqueles em que não atuavam antes, o que é o segundo fator importante do evento. O grupo BMW acompanha esse movimento, com veículos a preços mais acessíveis, apesar de se manter no segmento luxo, que tornam possível ao brasileiro realizar o sonho de ter um carro da marca. Essa decisão se reflete nas vendas que cresceram 84% no País, em 2009, comparado com 2008 e nos primeiros nove meses deste ano evoluíram 91% - ante o mesmo período do ano passado - com 7.101 unidades comercializadas. E este é o primeiro SALÃO DO AUTOMÓVEL depois do reposicionamento da montadora.”.Alan Crean, Coordenador de Marketing da BMW Group Brasil

“A Chery Brasil realizou a venda de 78 veículos (até hoje) durante o Salão. Tivemos a visita de 1.685 empresas para novas concessionárias. Para a Chery Brasil, o Salão do Automóvel foi além das expectativas”, Bia Bryan, comunicação corporativa da Chery Brasil.

“O Salão do Automóvel proporcionou um brilhante retorno para as nossas marcas. A SsangYong, já conhecida no mercado Nacional, novamente se destacou ao lançar o Korando, que atraiu bastante curiosos, causando muito impacto na concorrência. Superamos nossas expectativas, em continuidade ao trabalho iniciado em 2006, onde fomos a primeira importadora a representar uma marca Chinesa no Brasil. Hoje, a Districar chega ao Brasil, somando ao Grupo a marca Haima, e ainda a nova linha de veículos passeio da marca Chana. Ressaltamos que nossas marcas receberam grandes grupos interessados em representar nossas marcas em todo o Território Nacional. Mesmo recebendo diversos clientes e finalizando vendas, a participação das marcas representadas pela Districar no Salão do Automóvel 2010 é primordialmente institucional. No entanto, percebemos em nossas lojas um aumento representativo de visitas e público interessado em adquirir nossos produtos. A Haima, foi uma das marcas que mais despertou curiosidade no público, por trazer uma nova linha de produtos chineses, com alta tecnologia e qualidade.”, Mohsin Ibraimo, diretor-geral da Districar, importadora das marcas Chana, Haima e SsangYong.

“O 26º Salão do Automóvel foi um sucesso. Recebemos milhares de visitas diariamente, todos interessados em conhecer em detalhes os produtos KIA MOTORS, nossos 6 lançamentos, principalmente o KIA SOUL FLEX, KIA CADENZA E NOVO KIA SPORTAGE. A criançada e os jovens vibraram com a performance do ROBOKIA, que levava a cada hora centenas de pessoas ao stand. O nível do público presente foi bastante qualificado, principalmente nos dias de semana, e centenas nos procuraram interessados em adquirir nossos produtos. Efetuamos milhares de cadastros de novos clientes e foram concretizadas cerca de 200 vendas, realizada por equipe de vendas das concessionárias de todo o Brasil que enviaram seus consultores ao Salão, e atenderam os clientes em um ambiente agradável, de total interação e liberdade para o consumidor. Recebemos também a visita de vários empresários do setor automobilistico encantados com nossos produtos e com propostas de aberturas de novas concessionarias KIA MOTORS em todo o Brasil.”, Ary Jorge, diretor de Vendas da Kia Motors do Brasil.

“O estande da Porsche foi um dos mais procurados da exposição, devido ao caráter mítico da marca e ao fato de termos lançamentos e carros exclusivos como o 911 GT2 RS. O público comprador de Porsche foi recebido no estande e o evento foi importante para lançar produtos de entrada em suas respectivas linhas (Cayenne V6 e Panamera V6). Sobre números, alguns negócios estão em andamento e outras vendas foram finalizadas no Salão, mas já vindo de negociações anteriores. De concreto, podemos afirmar que metade dos carros expostos no Salão foram vendidos.”, Luis Alberto Pandini, assessor de comunicação da Porsche.

“Utilizamos nossa equipe de concessionários de São Paulo, com intuito de transformar o evento em um espaço para interação e captação com clientes. Houve um grande número de pré-contatos, porém, os números serão fechados apenas pós-salão. O Salão atendeu completamente às expectativas da empresa O evento é o grande encontro da indústria automobilística na América do Sul, tanto que foi o local perfeito para anunciar a decisão de montarmos uma nova fábrica no Brasil”, Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki do Brasil.

Avanço nas mídias sociais e coletivas on line
A interatividade foi um dos destaques do 26º SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL. Moderno e conectado com o mundo, o evento não se destacou apenas pelas novas tecnologias, que fazem os carros cada vez mais deixarem as linhas de produção com painéis inteligentes, que asseguram maior praticidade, conforto e segurança ao ato de dirigir um automóvel. O evento também garantiu a sua própria conexão direta com o público fiel por meio das mídias sociais que integram o universo de apaixonados por automóvel e interessados em assuntos relacionados ao tema.

O primeiro levantamento indica que o SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL foi exposto a mais de 4 milhões de usuários em redes sociais, contando as visitas ao blog oficial, blogs embaixadores, comunidades relacionadas ao assunto, twitter, facebook e orkut. O website oficial do SALÃO – www.salaodoautomovel.com.br - recebeu, até sexta-feira, dia 05/11, um total de 1,48 milhão de visitas, sendo 1,16 milhão de visitantes únicos, com um total de 5,2 milhões de pageviews. O blog oficial registrou 105 mil visitantes únicos, que geraram 445 mil pageviews, sendo que cada visitante navegou por quatro páginas, acompanhando os posts e as diversas promoções realizadas através de mídias sociais. Outro sucesso foi a inovação implantada nesta edição, com a cobertura em tempo real das entrevistas coletivas das montadoras e importadoras presentes ao evento. Foram transmitidas ao vivo 33 coletivas de imprensa, que resultaram em 18.642 acessos, de 41 países, com uma média de 600 internautas simultâneos por coletiva.

Novidades e tendências
O 26º SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL apresentou 450 modelos (dos quais 40% são de novidades) de 42 marcas nacionais e de importados, visando a atender todos os gostos e desejos de todas as classes de consumidores. Foram apresentados modelos compactos, mais econômicos em consumo de combustíveis; dotados de ampla gama de itens de segurança; produtos com crescente participação de componentes eletrônicos, capazes de assegurar maior conforto e funcionalidade ao ato de dirigir e transportar-se por automóvel. Também fizeram muito sucesso com os visitantes os veículos superesportivos e os diferentes carros de competição apresentados por fabricantes internacionais e um novo fabricante nacional desse segmento. O evento se consolidou também como plataforma de apresentação de carros conceito e de veículos híbridos e elétricos, em linha com as necessidades de redução de consumo de combustível e de emissões de CO2 e com a economia de recursos naturais não-renováveis.

Cidade em festa
Repleto de glamour, o SALÃO DO AUTOMÓVEL também repercutiu favoravelmente para a cidade de São Paulo. Situado entre um dos cinco maiores eventos do mundo, gera volume financeiro acima R$ 100 milhões para os cofres paulistanos, segundo levantamento da SP Turis – empresa que gerencia o turismo local. A empresa informa que toda a cadeia do turismo da metrópole é beneficiada, já que 40% do público do Salão são compostos por visitantes de outras localidades do Brasil e do exterior.

Mobilização social
O 26º SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL marcou também pelo endosso a uma causa social que tem rendido frutos em prol da educação no País, uma vez que a Reed Exhibitions Alcantara Machado renovou parceria com o Instituto Ayrton Senna. Atividades no estande do Instituto, com a apresentação do carro de competição pilotado por Senna, reiteraram a importância da obra da entidade, ambientada no cenário do grande show do setor automotivo.

Repercussão internacional
Desde a edição de 2008, o SALÃO DO AUTOMÓVEL compõe o calendário oficial da OICA (Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores). Com isso o evento, sediado na capital paulista, conquistou maior visibilidade entre os salões similares do setor no mundo.

Quem apoia
O SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL conta com o patrocínio da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), co-patrocínio da ABEIVA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) e o apoio do SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

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