5 de novembro de 2010

O Salão do Automóvel 2010 - 25.10.2010

Até domingo (07/11) serão apresentadas aos visitantes do 26º Salão Internacioal do Automóvel de São Paulo (Parque de Exposições do Anhembi), 45 diferentes marcas de veículos, entre nacionais e importadas. São 450 modelos de veículos, dos quais 40% novidades preparadas para encantar o público que estará a partir do dia 27 de outubro, circulando pelos 85 mil metros quadrados reservados à exposição.


Divulgação
Comemorando 50 anos de história, este é o maior evento automotivo de todos os tempos, pela importância que representa para a indústria e pelo momento do mercado internoAo abrir oficialmente o 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora e promotora do evento, destacou que no momento em que a “mostra” comemora seus 50 anos, está alinhado com o que a indústria mundial de veículos automotores está produzindo atualmente. “A qualidade dos produtos apresentados é de superior. Assim, em nada ficamos devendo aos outros Salões realizados internacionalmente”.

Para Cledorvino Belini, presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), patrocinadora do Salão, “o evento, ao longo de 50 anos, foi testemunha viva do desenvolvimento da indústria e do mercado e consegue ser uma síntese abrangente do setor, que hoje dispõe de 600 produtos oferecidos ao mercado e atesta modernidade e sintonia com a realidade mundial, preparado para atingir a meta de produzir 5 milhões de veículos até 2015”.

O 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo conta com o patrocínio da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), co-patrocínio da ABEIVA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) e o apoio do SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores). Os ingressos à venda nas bilheterias do Anhembi vão de R$ 30,00 (crianças) a R$ 40,00 (adultos). Não há meia entrada para estudantes. Crianças até 5 anos de idade e adultos maiores de 60 anos não pagam.

Audi apresenta o compacto A1
Líder no mercado Premium em todos os países que está presente, a AUDI apresenta quatro novos modelos em seu estande. O mais recente de todos é o fantástico automóvel “A1” o carro mais leve na classe dos compactos Premium e marco de esportividade e sofisticação da classe. Este Caderno de Veículos teve o privilégio de avaliar semana passada, em São Paulo (em test drive exclusivo), o Audi “A1” e atesta, com conhecimento de causa, que se trata de um automóvel realmente espetacular, com excelente desempenho e que esbanja luxo, segurança e conforto. Sua dirigibilidade é incrível, própria de veículo de qualidade superior. O top de linha A8 também é uma das atrações da importadora no Salão. A terceira estrela do estande é o Audi RS5, equipado com motor V8 FSI de 450 cavalos. Fechando com chave de ouro os lançamentos da marca, a Audi mostra ainda o superesportivo R8 Spyder, conversível, que atinge velocidade máxima de 313 Km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos. De acordo com o presidente da Audi Brasil, Paulo Sérgio Kakinoff, o maior mercado da empresa hoje em todo o mundo é o Brasil, que apresentou crescimento de 62%, de janeiro a setembro de 2010. “É especial esse momento que a Audi está vivendo no Brasil”, afirmou o presidente.

O Salão dos importados

• força alemã à mostra
A Porsche está apresentando no 26º Salão Internacional do Automóvel uma série de novidades que ajudarão a marca a bater o recorde de vendas em 2010, com a comercialização de 800 unidades, contra 730 em 2008, o melhor ano da empresa no País na década. Segundo Marcel Visconde, presidente da Sttugart Sportcar, importadora oficial da Porsche, a marca comemora também um sucesso de vendas do seu mais caro e potente veículo vendido no Brasil, o 911 GT2 RS, que custa R$ 1,5 milhão. Todas as cinco unidades chegadas ao Brasil foram vendidas e quem quiser adquirir a versão de 620 cv de potência e motor biturbo 3.6, terá de se contentar em comprar um semi-novo. Outras novidades apresentadas são o SUV Cayenne V6 e o cupê quatro portas Panamera V6. Visconde também informou à imprensa, que a versão híbrida do Cayenne ainda está em fase de homologação.

• Volvo lança o S60
O novo Volvo “S60” – um sedã que alia design arrojado, inovação e segurança, destaca-se no espaço da marca sueca no Salão. Uma das virtudes mais marcantes do carro é o Alerta de Detecção de Pedestres com Freio Automático (Full Auto Break), um dispositivo inédito que identifica o pedestre à frente do veículo e freia, mesmo sem qualquer reação ou iniciativa do motorista. O diferencial, de acordo com Anders Norinder, presidente da Volvo representa um “plus” no mercado de sedãs com aspecto de cupê.

• Jaguar em alto estilo
A Jaguar, por seu turno, está concentrando as suas atenções ao automóvel de luxo “XJ”, o maior modelo da marca, com 5 metros de comprimento e carroceria de alumínio. A linha 2010 mudou o visual, principalmente na parte traseira. O veículo é equipado com motor V8, 5.0 litros, de 510 cv de potência e pode levar até cinco passageiros com conforto. O “XJ” é comercializado por aproximadamente R$ 580 mil. Segundo Sérgio Habib, presidente do grupo SHC, importador da Jaguar, a empresa espera vender 60 unidades desse modelo no Brasil. Ele adiantou ainda aos jornalistas presentes à coletiva de imprensa da marca, dia 26 de outubro, que a empresa, recentemente adquirida pelo grupo indiano Tata Motors, pretende vender veículos com motorização abaixo de 2 litros, desde que seja turbo. Já os outros três modelos expostos são conhecidos no Brasil: XF Aspirado, XFR Supercharger e XKR Cupê.

• Evoque, a estrela da Land Rover
A principal estrela da Land Rover no Salão do Automóvel de São Paulo é o Range Rover “Evoque”, versão duas portas do utilitário mais luxuoso da marca inglesa. Apresentado com três opções de acabamento e motor 2 litros de 240 cavalos de potência, o utilitário tem um amplo teto solar que realça o seu enorme espaço interno. Dotado de câmbio de 6 marchas, com um botão giratório para selecionar a velocidade, em vez da tradicional alavanca, o “Evoque” será comercializado em 160 países a partir de 2011. Segundo Gerry McGovern, Diretor Overseas da Land Rover, o “Evoque” é um veículo de conceito futurista que se tornou realidade. O preço do modelo no Brasil deverá girar em torno de R$ 250 mil. Outra novidade é o Range Rover Vogue, que traz o novo motor 4.4 de 313 cv. Há, ainda, o Freelander 2 reestilizado, com novos para-choque e grade dianteiros.

• os franceses em destaque
O visitante do Salão do Automóvel de São Paulo vai encontrar 18 carros expostos no espaço da Peugeot, com destaque para o modelo “3008”, que será lançado semana que vem no Brasil e imediatamente comercializado, importado da França. O protótipo HR1, combinação de cupê, utilitário-esportivo e veículo urbano, é outro veículo que chama a atenção do público. Há também o RCZ, com o qual a marca pretende enfrentar o TT, da Audi. A novidade deve ser vendida no Brasil a partir de 2011. Seu motor 1.6 turbo, de origem BMW, gera 200 cv de potência. A Peugeot ainda mostra o protótipo derivado do 408, sucessor do 307 sedã, que chega ao Brasil no ano que vem, importado da Argentina.

Os chineses e coreanos

• Os sul-coreanos
A sul-coreana SsangYong chega ao Salão para disputar fatia de mercado no segmento de croossovers, com o novo Korando (foto), seu principal lançamento para o consumidor brasileiro, que chega às concessionárias no primeiro trimestre de 2011. Serão duas versões: primeiro desembarcam os modelos automático a diesel e, na sequência, a opção à gasolina. Os outros modelos da fabricante presentes no evento são o Actyon (4X2) – automático e à gasolina; Actyon Sports (4X4) – automático e turbodiesel. A linha de utilitários está representada pelo Kyron e o Rextron (4X4) – ambos automáticos e turbodiesel. Segundo o presidente da empresa no Brasil, Abdul Majid Ibraimo, de janeiro a setembro deste ano a montadora registrou crescimento de 161% nos emplacamentos comparado ao mesmo período de 2009 e a meta para o próximo ano é alcançar a marca de 10 mil veículos em circulação no País.

• A presença dos chineses
Autos & Motores fez a cobertura do Salão e pode constatar, em primeira mão, no estande da chinesa Lifan, modelos da última geração daquela montadora, dos quais dois estão sendo fabricados no Uruguai, na “planta” do Grupo Effa: o hatchback 320 (foto) e o sedã 620, que estão sendo vendidos no Brasil pela rede de concessionárias daquela marca. Naquela fábrica, foram investidos US$ 25 milhões e, a partir de 2012, um novo aporte de U$ 15 milhões será destinado a aumentar a sua capacidade produtiva, hoje de 3 mil unidades, para 40 mil veículos/ano. Eduardo Effa, presidente da empresa, afirma que as metas a serem atingidas incluem todos os modelos, inclusive os que continuarão a ser importados da China e que conta com a capilaridade da rede exclusiva de revendas, que deverá dobrar dos atuais 15 pontos espalhados pelo Brasil, para 30 até dezembro próximo.

• Kia Motors surpreende
Dos 30 modelos expostos no estande da Kia, seis são são lançamentos para o mercado brasileiro. Estão lá o “Sportage” (foto) reestilizado; o Soul Flex – em 5 variáveis de modelos – e que substituirá a atual versão movida apenas à gasolina; o Optima; o Cadenzo; o hatch Cerato e o Koup. A meta, é elevar as vendas de 800 carros/mês do modelo para 1.200 veículos/mês apenas com a opção flex. O novo Sportage tem motor 2.0 16V de 166 cv. O hatch Soul estreia a tecnologia bicombustível entre os sul-coreanos. O Optima é a versão totalmente renovada do Magentis e o Cadenza substitui o sedã de luxo Opirus. Com esses lançamentos a fabricante chega a 13 modelos disponíveis no Brasil. Para esta edição do Salão, a marca reservou outras duas atrações: o Soul’ster, conceito derivado do Soul, e o robô Kia, construído no País a partir do utilitário esportivo Mohave.

• A participação da Suzuki
A Suzuki reservou para o Salão o anúncio de que vai iniciar em 2012 a produção brasileira do jipe “Jimny” (foto), que será o primeiro Suzuki a ser produzido no Brasil. O produto é um genuíno off-road compacto 4x4, com mais de 2,4 milhões de unidades vendidas em 188 países. Um protótipo do Jimmy está em exposição no estande da marca. O modelo tem pneus lameiros e suspensão elevada, motor 2.0 e gera 145 cavalos de potência.
A marca também apresenta novas versões do Grand Vitara e do SX4, que inclui um chuveiro no porta-malas para aqueles que usam o veículo em condições extremas.

• Cherry, a grata surpresa
A Cherry, que se prepara para inaugurar uma fábrica em Jacareí (SP), em 2013, onde vai operar com duas linhas de montagem numa planta modular, participa pela primeira vez do Salão . A empresa tem planos de marcar novos pontos no seu projeto de globalização e programou investimentos de US$ 2 bilhões fora da China e o Brasil é o primeiro grande aporte da companhia. Os planos da companhia é deter 3% do mercado brasileiro em 2013 (correspondente a 150 mil carros), superior aos atuais 1% estimados para o início de 2011 (35 mil a 36 mil unidades). Entre os destaques no estande da Cherry, está o Cherry “QQ 3” (foto) e o Fulwin 2, o flex da empresa que chega ao mercado no próximo ano.

• Subaru destaca o Impreza
A Subaru mostra no Salão a versão mais rápida do “Impreza WRX STI”, agora na carroceria sedã, com motor 2.5 Boxer, à gasolina, turbo, com 310 cv. O sedã, que conviverá no País com a opção hatch do Impreza, tem bancos esportivos Recaro, sistema de tração nas quatro rodas e freios da italiana Brembo. Por fora, chama a atenção o enorme aerofólio. Outra novidade no estande da marca japonesa é crossover Impreza XV, pouco maior do que o hatch. O modelo traz motor 2.0, quatro cilindros de 160 cv de potência, tração 4x4 e opção de câmbio automático de quatro marchas ou manual de cinco.

• Effa em novo segmento
No Brasil desde 2008, a Effa Motors apresenta a sua primeira pick-up média aos brasileiros, a “Plutus”, equipada com motor diesel 3.2 de 103 cv. Sua capacidade de carga é de 715 Kg. Outra atração do estande da marca é o compacto M100, que foi renovadoe passa a ser produzido na fábrica da Suzuki, na China.

• Renault Fluence empolga
Substituto do Mégane, o automóvel “Fluence” (foto) é a nova aposta da Renault no Brasil. O carro, que será fabricado na planta da Renault na Argentina, é destaque no estande da marca no Salão, além dos “conceitos” Sandero Stepway Concept e o ZX1 Coupê.

• Fiat mostra o bravo
O grande destaque da Fiat Automóveis na mostra é o modelo “Bravo” (foto), veículo que vai substituir o Stilo e que está arrancando elogios do público visitante. Outra atração é o Uno Sporting, versão “top” do compacto da marca, que chega ainda este ano ao mercado nacional e o carro-conceito FCC3.

Os luxuosos e caros

• A inglesa Aston Martin
A Aston Martin, recém chegada ao Brasil, está com uma séria de esportivos de luxo em seu estande. Os visitantes do Salão do Automóvel estão tendo, pela primeira vez, a oportunidade de conhecer de perto veículos que fizeram história nos filmes do agente secreto 007, James Bond, como o modelo “DBS” (foto) que aparece no último filme da serie, “O Quantum of Solace”, que é uma das estrelas do evento. Outros 4 modelos Aston Martin estão sendo exibidos .

• Pagani zonda cr, o mais caro
O automóvel de maior valor no Salão é o Pagani Zonda CR (foto), um carro de competição, cujo preço pode alcançar até R$ 10 milhões. No mesmo estande encontra-se o primeiro superesportivo brasileiro, o Vorax, da marca recém criada Rossin Bertin. Com comercialização agendada para o 1º semestre de 2012, o Vorax custa cerca de R$ 700 mil. A marca, cuja fábrica está instalada em Blumenau, em Santa Catarina, tem projetos de produzir, inicialmente, 50 veículos por ano.

• O brilho da Ferrari
O Grupo Via Italia, importador oficial das marcas Ferrari e Maserati no Brasil, faz dois grandes lançamentos no Salão: a Ferrari “599 GTO” (foto) e Maserati Quattroporte Sports GTS Awards Edition. A Ferrari 599 GTO é a máquina mais veloz da marca, chegando a velocidade máxima de 335km/h. Já a Maserati Quattroporte Sports GT S “Awards Edition” foi lançada para comemorar os vários prêmios que a marca recebeu desde o surgimento.

• BMW estreia nova geração do x3
Associar o ato de dirigir um automóvel à experiência de prazer, é a filosofia que a BMW persegue com seus modelos. Entre as novidades da marca no Salão , está a nova geração do “X3” (foto), mais longo do que o antecessor e com maior espaço interno. Com design futurista, o BMW Vision que acabou de ser mostrado em Paris, empresta charme ao estande da empresa. Associada à BMW, a marca MINI faz sua estreia no Salão com o Mini-Countryman – a quarta versão da marca.

• Chrysler reúne quatro marcas
Totalmente reestilizado, o Jeep Grand Cherokee (foto) fez sua estréia brasileira e, junto com outros dois grandes representantes da marca Dodge - o Challenger SRT8 e Charger, torna-se uma das principais atrações da Chrysler no Salão. A Chrysler passa a atuar no Brasil com quatro marcas de veículos: Chrysler, Jeep, Dodge e RAM. Seguindo a estratégia da companhia, a nova marca RAM passa a ser exclusivamente dedicada ao segmento de picapes.

• Citroën mostra competência
O “GTbyCitroen”, modelo conceitual, é a grande estrela da marca francesa no Salão. O carro é baseado em um modelo de competição que participa do jogo para o console Playstation 3. Outras atrações são o recém-lançado AirCross e versões personalizadas dos hatch C3 e C4. Em área especial do estande, os visitantes podem percorrer um verdadeiro túnel do tempo, onde há vídeos e miniaturas pertencentes ao acervo da marca.

Nenhum comentário: