13 de dezembro de 2012

Extrapesado Mercedes-Benz Actros ganha versão para longas distâncias rodoviárias


Extrapesado Mercedes-Benz Actros ganha versão para longas distâncias rodoviárias
Versão "estradeira" chega para completar a gama dos brutos da marca alemã
Nem só de potência bruta e motores eficientes vivem os caminhões. Os “gigantes da estrada”, mais do que nunca, também precisam oferecer conforto e tecnologia para quem vai a bordo. Além de facilitar o trabalho, esses “agrados” tornam as longas jornadas ao volante menos cansativas. Para entrar nesse mercado e alavancar sua participação entre os extrapesados, a Mercedes-Benz criou uma versão especificamente estradeira para o Actros. Ele leva a denominação 2546 6X2. O novo cavalo-mecânico ganhou cabine leito, aptidões para o uso em longas distâncias e chega com uma vasta carga de itens tecnológicos. Completa a gama que inclui o modelo multiuso, 2646 6X4, lançado em março deste ano, indicado para ações mais severas, com trechos off-road.

O Actros 2546 6X2 tem o consumo como pilar principal. O caminhão foi projetado para cumprir longas distâncias, mas é indicado apenas para estradas em bom estado de conservação. O “estradeiro” tem um novo trem-de-força que, segundo a Mercedes-Benz, é 6% mais econômico que a versão multiuso. O conjunto conta com o câmbio automatizado Mercedes PowerShift 2 G281 de 12 velocidades, com a última marcha direta e o eixo traseiro sem redução nos cubos. A marca garante que esse câmbio é o responsável por reduzir o consumo e o desgaste de componentes. A fabricante enxugou o número de componentes, principalmente no eixo traseiro. O objetivo da alteração é agilizar os eventuais serviços de manutenção para que o veículo passe o mínimo de tempo possível parado.


Para justificar a posição do Actros no topo da linha, a Mercedes carregou o caminhão de itens de tecnologia e conforto. Um dos destaques é a cabine Megaspace, opção que oferece piso totalmente plano, suspensão a ar e câmbio automatizado. O motorista conta ainda com o sistema de ar-condicionado noturno da Mercedes. O equipamento permite que o climatizador funcione mesmo com o motor desligado. A versão Megaspace Segurança adiciona sistema de orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e freio eletrônico com ABS e ASR.

O Actros estradeiro é equipado com o mesmo motor de sua versão multiuso – o propulsor é o OM 501 LA. Este V6 de 12 litros é capaz de entregar 456 cv a 1.800 rpm e 224 kgfm de torque a 1.080 rotações. Tais números dão ao cavalo-mecânico plenos poderes para puxar variados tipos de semirreboques, como carga seca aberta, furgão, sider, graneleiros, tanques de líquidos e gases, porta-conteiner e outros. O extra-pesado também consegue tracionar composições maiores, como bitrem, desde que seja respeitado o uso no asfalto.

Apesar da aplicação distinta, o Actros 6X2 tem o mesmo design da versão 6X4. A única novidade diz respeito à oferta de cores, que ganhou o azul zircônio metálico. A Mercedes não mudou as linhas do modelo, que tem como principal destaque um recorte em forma de “V” na frente do cavalo-mecânico. A aparência “quadradona” do caminhão cumpre o objetivo de dar um ar robusto ao modelo, que tem o renovado Volvo FH como principal rival na disputa pelo topo.

 

Fonte: Auto Press

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