16 de novembro de 2009

Segunda-feira, 16.11.2009 - São Paulo recebe mais um ônibus Scania movido a etanol

A cidade de São Paulo recebeu na semana passada, dentro do projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport), o segundo ônibus movido a etanol do país. O novo veículo com chassi Scania rodará durante 60 dias entre os terminais Lapa e Vila Mariana (Terminal Lapa/Metrô Vila Mariana, linha 875H/10), sob responsabilidade da Viação Gato Preto (foto, divulgação Scania).




Ônibus - Com chassi Scania de 15 metros de comprimento, da Série K, e motor de 9 litros de 270 cavalos de potência, o novo ônibus da cidade é abastecido com combustível renovável bioetanol, hidratado com 5% de aditivo promovedor de ignição, atendendo às exigências européias de emissão de poluentes EURO 5 e EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), normas obrigatórias pela União Européia a partir deste ano. O primeiro veículo do projeto*, entregue em 2007, circulou no corredor Jabaquara - São Mateus, incluindo outros três municípios da região metropolitana (Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André).

O ônibus movido a etanol é capaz de reduzir em até 90% a emissão dos gases do efeito estufa, segundo os responsáveis pelo Projeto BEST, além de diminuir em 62% a emissão de óxidos de nitrogênio e de não liberar enxofre. De acordo com a prefeitura, o veículo será monitorado pela SPTrans (São Paulo Transporte), que vai avaliar o desempenho e o desgaste do motor, bem como o nível de consumo.


Projeto - O Brasil foi o primeiro país das Américas a ter ônibus movido a etanol em circulação pelo projeto BEST, uma iniciativa da prefeitura de Estocolmo, na Suécia, apoiada pela União Européia. Articulado pelo Cenbio da USP - Universidade de São Paulo, o projeto tem como parceiros Scania, Caio, Cosan, SPTrans, EMTU, BAFF/Sekab, UNICA e Fundação Clinton. Além de São Paulo, participam do programa as cidades de Estocolmo, Madri (Espanha), Roterdã (Holanda), La Spezia (Itália), Somerset (Inglaterra), Dublin (Irlanda) e Nanyang (China).

A frota de ônibus do sistema de transporte da cidade soma cerca de 15 mil veículos. Segundo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, a meta é usar o etanol na frota de ônibus e microônibus das concessionárias e permissionárias. "Esperamos que esse projeto seja estendido para 200 ônibus", disse (Com informações da prefeitura de São Paulo).

Nenhum comentário: