6 de novembro de 2009

06.11.2009 - Brasileiro prefere viajar de ônibus, aponta pesquisa

Turistas consideram o ônibus confortável, seguro e com a passagem mais barata.

O brasileiro gosta de viajar em um veículo confortável, que ele acha seguro, e pagando um preço razoável pela passagem. Sabe qual é? O ônibus é o meio de transporte favorito de 40% dos entrevistados em uma pesquisa recente feita pelo Ministério do Turismo. Os passageiros foram ouvidos em onze capitais, de Norte a Sul do país.


"A tranquilidade de não ter que se preocupar com trânsito, não ter que dirigir, poder ir descansando no ônibus, principalmente quando o trajeto é maior", aponta um turista.


"Hoje em dia viajar de carro se torna perigoso por conta de assalto, violência. Ir de ônibus é mais seguro", completa uma jovem.

A pesquisa ouviu pouco mais de 2,5 mil pessoas, que pretendem viajar pelo Brasil nos próximos meses, na alta temporada de turismo. Apesar da queda no preço das passagens aéreas e da maior concorrência no setor, os consumidores preferem o ônibus e depois o carro e deixam o avião em terceiro lugar.

"Se você pegar o convencional paga mais barato, o executivo paga um pouco mais caro", compara uma passageira.

Até o turista argentino, que prefere viajar de avião, escolhe o ônibus aqui: "Porque é mais barato".

A pesquisa mostra que o principal destino escolhido pelos turistas brasileiros continua sendo a Região Nordeste (37,4%). Isabel compra bilhetes para o marido e para a irmã, que vão para o Ceará. Vai gastar R$ 737,20 com os dois bilhetes só de ida.

Os dados mostram ainda que a média de gastos do turista brasileiro caiu esse ano em relação ao levantamento feito pelo Ministério do Turismo em 2007. Segundo o ministério, a redução se deu com o aumento do número de turistas das classes C e D.

"Esse pessoal, principalmente quem vem de baixa renda, já está acostumado a andar de ônibus. Na hora de optar entre andar de ônibus e andar de avião, por exemplo, ele faz a economia do avião e usa aquele dinheiro para se divertir melhor nas férias", explica o especialista em transporte José Eugênio Leal.

Fonte: Bom Dia Brasil

Nenhum comentário: