Com a exposição e a demonstração de veículos, conceitos e tecnologias, a Mercedes-Benz participa ativamente do Challenge Bibendum, evento que está sendo realizado no Rio de Janeiro, de 30 de maio a 3 de junho. Esta é uma iniciativa internacional de grande expressão, lançada pela Michelin em 1998, que envolve indústrias automobilísticas, fabricantes de autopeças, empresas fornecedoras de energia e centros de pesquisa em prol da mobilidade sustentável.
O pioneirismo e a liderança da Mercedes-Benz no desenvolvimento tecnológico de veículos comerciais e automóveis, bem como na utilização de combustíveis alternativos, estão fortemente representados no Challenge Bibendum. Dessa forma, a Empresa demonstra o resultado da competência de sua engenharia e a avançada tecnologia aplicada na geração de soluções para o transporte. Por exemplo, os testes pioneiros com o uso de biocombustíveis, como diesel de cana e biodiesel, e o desenvolvimento de motores para atendimento à legislação Conama P7, que entrará em vigor no Brasil em 2012.
Caminhão conceito Accelo BlueTec EEV movido a diesel de cana
A principal atração da Mercedes-Benz no Challenge Bibendum é a apresentação do Accelo BlueTec EEV movido a diesel de cana, um caminhão conceito especialmente preparado para o Challenge Bibendum. Este veículo inovador reúne uma série de características que destacam até onde pode chegar a competência, o conhecimento, a experiência e a tecnologia utilizadas pela Mercedes-Benz na criação de produtos para o presente e o futuro. Tomando por base o conhecido modelo Accelo, o caminhão conceito apresentado no Challenge Bibendum foi concebido dentro das competências técnicas da engenharia da Mercedes-Benz para atender, ainda em testes, aos padrões da rigorosa norma europeia EEV - Enhanced Environmentally Friendly Vehicles (veículos excepcionalmente compatíveis com o meio ambiente).
A tecnologia BlueTec do motor OM 924 LA EEV, em combinação com o uso do diesel de cana, ambos em desenvolvimento pela Empresa, resulta em 90% de redução nas emissões de gases do efeito estufa e em 33% de redução nas emissões de material particulado, em comparação com os limites estabelecidos pela legislação Conama P7, equivalente ao Euro 5 e que entrará em vigor no Brasil em 2012. Em relação ao atual índice vigente no País, o Accelo BlueTec EEV apresenta a significativa redução de 88% na emissão de material particulado.
A vocação ecológica do Accelo BlueTec EEV ganha evidência ainda pela utilização de materiais recicláveis, em especial na cabina, onde, por exemplo, utiliza como matéria-prima um composto reciclado de garrafas pet no tecido dos bancos.
Mercedes-Benz é a primeira a testar o diesel de cana
Confirmando seu pioneirismo no desenvolvimento tecnológico de motores no País, a Mercedes-Benz do Brasil é a primeira indústria a realizar testes com diesel de cana. Em parceria com a Amyris Brasil, a Empresa concluiu a primeira fase de testes dessa tecnologia.
Para tanto, utilizou num tanque de combustível 90% de diesel comercial de algumas áreas metropolitanas (com teor de enxofre S50) e 10% de diesel de cana. Mesmo com um percentual aparentemente pequeno, o combustível proporcionou redução de 9% nas emissões de material particulado, sem aumentar as emissões de NOx.
Outro resultado dos testes com o diesel de cana que merece destaque é a manutenção do desempenho. Nos ensaios comparativos, todos os parâmetros de controle do motor permaneceram exatamente iguais. E o mais importante, ele manteve o reduzido consumo.
O Accelo BlueTec EEV em demonstração no Challenge Bibendum está abastecido com 100% de diesel de cana, o que atesta a confiança da Empresa nessa nova fonte energética para o presente e o futuro da mobilidade nos veículos comerciais.
O uso de biodiesel B100 em caminhão e ônibus
Durante o Challenge Bibendum, a Mercedes-Benz vai demonstrar, de maneira prática, os testes com o uso de biodiesel B100 em veículos comerciais. No evento, esse biocombustível abastece o caminhão pesado Actros 2646 e o ônibus rodoviário O 500 RSD.
A Mercedes-Benz do Brasil alcançou a marca de 2.600.000 quilômetros rodados de testes operacionais em ônibus abastecidos com biodiesel, entre avaliações com B5 e B20. A Empresa chegou também a realizar testes com outros percentuais de biodiesel. Entre essas experiências incluem-se testes de operação com caminhões abastecidos com B100, que foram realizados em parceria com clientes que atuam em condições severas de transporte em médias e longas distâncias rodoviárias e aplicações fora-de-estrada.
Os caminhões, os ônibus e os comerciais leves Sprinter da Mercedes-Benz, novos e usados, de qualquer ano de fabricação, podem ser abastecidos com biodiesel B5, não sendo necessária alteração na motorização. A Empresa já concluiu testes com a mistura B20, cujos resultados estão sendo avaliados para homologação pela ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível.
BlueTec 5 SCR, solução em desenvolvimento para o Conama P7
Entre os veículos que a Mercedes-Benz demonstra no Challenge Bibendum inclui-se um protótipo do chassi O 500 MA para ônibus urbanos articulados, equipado com o inovador sistema BlueTec 5 SCR de redução catalítica seletiva, a solução que a Empresa vem desenvolvendo para atendimento à legislação de emissões Conama P7, que entrará em vigor no País em 2012. O destaque é a adição do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo) nos escapamentos dos veículos para pós-tratamento dos gases de escape.
Entre diversos requisitos, o Conama P7 exigirá a redução de 80% nas emissões de Material Particulado e de 60% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx) em comparação com a legislação atual. Como consequência direta, também serão diminuídas as emissões de fumaça e de gás carbônico.
Além de atender aos requisitos do Conama P7, assegurando uma maior proteção ambiental, os motores Mercedes-Benz também reduzirão o consumo de combustível, diminuindo o custo operacional e garantindo a rentabilidade para os clientes.
O BlueTec 5 SCR otimiza a combustão do motor, o que resulta numa queima mais eficiente e na emissão muito menor de fuligem e fumaça. Além disso, com a melhor queima, o motor emite menos gás carbônico, contribuindo também para a diminuição do efeito estufa e o consequente impacto no aquecimento global.
Durante o Challenge Bibendum, um painel interativo demonstrará as características, funcionamento e vantagens do BlueTec 5 SCR em relação a outros sistemas. O visitante poderá simular o uso dessa tecnologia em uma frota, estimando o quanto ganharia com a economia de combustível.
S400 Hybrid e smart mhd: dois pioneiros no mercado brasileiro
O evento do Rio de Janeiro será palco ainda para a exibição de automóveis que introduzem no País os sistemas ambientalmente amigáveis: o sedã de alto luxo Mercedes-Benz S 400 Hybrid é o primeiro automóvel nacional com tecnologia híbrida, enquanto o compacto smart fortwo mhd Brazilian Edition inova no sistema "start/stop".No S 400 Hybrid, a combinação do motor V6 a gasolina com um motor elétrico compacto torna este sedã de alto luxo o mais econômico do mundo com motor de ciclo Otto. O consumo médio de combustível é somente de 7,9 litros a cada 100 quilômetros, ou seja, 12,66 km/l (de acordo com a norma européia de medição de consumo NEDC). Isso possibilita as menores emissões de CO2 do mundo nessa categoria de automóvel e desempenho: somente 188 g/km.
O Mercedes-Benz S 400 Hybrid é o primeiro modelo de produção em série equipado com uma bateria de lítio-íon especialmente eficiente e desenvolvida para uso automotivo. O módulo híbrido também possui a função "start/stop", que desliga o motor quando o veículo está parado, como, por exemplo, nos semáforos.
Já o smart fortwo mhd Brazilian Edition também utiliza um sistema inteligente e automático de partida, que desliga o motor de 71 cv de potência do carro quando o motorista freia e a velocidade cai abaixo de 8 km/h. O motor é novamente acionado em fração de segundos, assim que o motorista solta o pedal de freio.
No trânsito da cidade, com frequentes situações de anda-e-para, o mhd proporciona uma economia de combustível de cerca de 10%. Além disso, o motor desligado não produz emissões na atmosfera. O consumo médio desse smart é de 19,75 km/l (norma brasileira NBR 7024).
Maior fabricante de veículos comerciais da América Latina
A Mercedes-Benz do Brasil ocupa hoje a posição de maior fabricante de veículos comerciais da América Latina. A Empresa é também a maior fábrica de caminhões Mercedes-Benz da Daimler AG fora da Alemanha. Sua unidade de São Bernardo do Campo, São Paulo, é a única do grupo no mundo a produzir em um mesmo local caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos, além de cabinas de caminhões.
A planta de São Bernardo do Campo abriga o maior Centro de Desenvolvimento Tecnológico do setor de veículos comerciais da América Latina e também o maior da Daimler AG fora da Alemanha. Em seu CDT, a Empresa desenvolve e testa exaustivamente produtos, componentes e tecnologias ligadas a caminhões, ônibus e agregados. Com mais de 50 anos de atuação no País, a Mercedes-Benz do Brasil é hoje o centro mundial de competência da Daimler AG para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus.
Fonte: Texto e Fotos: Imprensa Mercedes-Benz
Um comentário:
Ola, Saberia informaar autorizadas sobre a compra de caminhoes no Brasil, mas de confiança??? Gostaria de adquirir, mas ter como base valores do mercado livre, sabemos que eh um pouco complicado. Aguardo retorno, Fernando
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