26 de agosto de 2009

IVECO TRAKKER COMPÕE A PRIMEIRA FROTA PRÓPRIA DA USINA CORURIPE, EM ITURAMA (MG)

A Iveco fechou sua primeira venda para a Usina Coruripe Açúcar e Álcool com um lote de 44 veículos, entre leves, médios, pesados e extrapesados. A usina é a maior unidade sucroalcooleira do Norte e Nordeste brasileiro, com matriz em Coruripe (AL), e filiais em Iturama, Campo Florido e Limeira do Oeste, todas localizadas no Estado de Minas Gerais. Esta é a primeira vez que a empresa adquire veículos próprios e a Iveco foi a fabricante escolhida por oferecer uma gama de produtos modernos e que atenderam todas as necessidades do cliente. O investimento é resultado de um crescimento recorde do faturamento da Usina Coruripe nos últimos dois anos. Outros 20 caminhões Iveco deverão ser entregues à empresa até o final deste ano.
A primeira entrega dos seis primeiros caminhões Iveco ao cliente aconteceu na última semana de julho, na filial de Iturama. Trata-se do lote do caminhão extrapesado Trakker 720T42T, na cor branca, implementado como rodotrem, dois semi-reboques de 12,5 metros cada, e um “dolly”. Os parachoques dos modelos foram pintados na cor verde exclusiva da Coruripe.
Segundo Maurício Tenório Wanderley, diretor da unidade de Iturama, a escolha dos modelos Trakker foi feita a partir de indicações positivas sobre o veículo colhidas no mercado, especialmente junto a outras usinas, como a São Martinho, de Pradópolis, região de Ribeirão Preto (SP), que comprou recentemente oito cavalos-mecânicos Trakker implementados como rodotrem. “Outro fator determinante em nossa escolha pelos modelos da Iveco é que já trabalho há anos com equipamentos agrícolas e tratores da Case New Holland, que assim como a Iveco, pertence ao Grupo Fiat”, relatou Wanderley.
Configurado com tração 6x4, motor de 420 cv e capacidade máxima de tração (CMT) de 172 toneladas, a versão 720T42T do Trakker adquirida pela Coruripe é a mais apropriada para o trabalho em canaviais. Em operações fora-de-estrada, os 420 cavalos do Trakker podem puxar até 130 toneladas de peso bruto total composto (PBTC), distribuídas sobre combinações com nove eixos. Em Iturama, os veículos trabalharão com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) na faixa de 110 até 115 toneladas.
“Os caminhões Trakker que operarão 24 horas ininterruptas de domingo a domingo, transportarão a cana picada resultante da colheita mecanizada produzida na unidade”, explica o diretor da usina de Iturama. Segundo Wanderley, a unidade, uma das maiores de seu tipo no País, deverá realizar a moagem de 6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar nesta safra de 2009 / 2010. Os veículos receberão revisão e manutenção preventiva programada dentro da usina, serviço prestado pelo concessionário Iveco Curinga, de Uberlândia (MG).
Para atender à rigorosa operação dentro da usina, os modelos Trakker serão conduzidos por 20 motoristas, que se dividirão em jornadas de três turnos. “A Usina Coruripe não para, mesmo no período da entresafra. Comercializamos além do açúcar bruto, o tipo cristal e triturado, álcool hidratado, álcool hidratado industrial, anidro, mel rico (contém grande concentração de açúcar), melaço, energia elétrica, óleo fúsel (utilizado para fins farmacêuticos e indústrias químicas), levedura, bagaço de cana hidrolisado, vinhaça e torta (útil como fertilizante)”, diz Wanderley.
A Usina Coruripe recebeu seus veículos Iveco junto com o serviço de Entrega Técnica, que consiste em um treinamento completo de todas as funcionalidades do produto, mais uma aula prática sobre a melhor forma de operar o novo Trakker, tendo em vista seu máximo desempenho com economia de combustível e boa dirigibilidade. Para obter alta performance nos primeiros dias de trabalho, a Iveco e a concessionária Curinga disponibilizaram um instrutor de condução econômica no devido acompanhamento e orientação aos motoristas.
Os condutores que receberam o treinamento (num total de quatro horas) ficaram satisfeitos com o novo produto. É o caso de Jader Alves Leal, que prestava atendimento à filial de Iturama como terceiro, foi contratado pela Coruripe e agora integra a equipe de motoristas dos caminhões Trakker. “Já dirigi um Iveco Stralis e me apaixonei. Só de entrar no Trakker já estou com gostinho de quero mais”, diz Leal.
Segundo Ari Oswaldo Rodrigues de Lima Silva, top driver (motorista especializado em treinamento) da concessionária Curinga, foram realizados outros 15 dias de treinamento prático com os motoristas nos locais por onde os veículos irão trafegar. “Estes condutores transformam-se em multiplicadores do conhecimento”, diz. Depois desse período, o cliente pode solicitar outras visitas do top driver da concessionária sempre que sentir necessidade. “As aulas são necessárias para o bom funcionamento do produto, na correção dos vícios de condução e adaptação aos trechos e estradas”, diz Silva.
O lote complementar de modelos Iveco comercializados com a Usina Coruripe (cinco Daily 70C16, um Daily 55C16 furgão, dois EuroCargo 170E22, dois EuroCargos 260E25 com 3.690mm, 26 EuroCargo 260E25 com 4.815mm, um Stralis 740S42T, um Trakker 720T42T, será entregue em grupos até o mês de novembro. Os modelos serão utilizados como equipamento de apoio no transbordo da cana-de-açúcar, comboio de lubrificação, manutenção de estradas, transporte de combustível e em operações de serviços gerais.

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