14 de fevereiro de 2008

Qual a diferença entre caminhão toco e caminhão truck?

A diferença está no número de eixos da carroçaria.
Um caminhão toco normalmente tem carroçaria menor, por isso carrega menos peso necessitando apenas de um eixo.Um caminhão trucado tem a carroçaria maior, por isso precisa de mais um eixo (carrega mais peso).
Mas por que isso? Bom um dos eixos está logo abaixo da cabine e o outro NÃO está no meio do caminhão e sim na metade traseira. Isso faz com que o centro de gravidade do caminhão que é o meio dele (a metade da distância entre os eixos) receba todo o peso da carga. Isso faria o caminhão ficar "arqueado" pra baixo podendo até mesmo quebrar.Num caminhão toco, o peso não é muito e a estrutura agüenta. Já num caminhão trucado, se não fosse o segundo eixo (que é o mais interno) o peso maior poderia prejudicar o veículo.O mesmo princípio funciona para a quantidade de rodas dos eixos. Há eixos com 1 roda de cada lado e eixos com 2 rodas de cada lado. Além da segurança (se um pneu estourar tem o outro) ele também é pra distribuir o peso do caminhão. O mesmo vale para os ônibus.Há também os cavalos trucados e os simples. Cavalos (no caso de caminhões) são aqueles que rebocam carretas (seja de carga seca que é carroçaria normal, basculante, betoneira etc.etc.etc.).Os cavalos mais compridos são trucados, já que no lugar em que a carreta engata nele o peso é maior. Ele entra mais embaixo da carreta. Se não fosse assim, ao engatar a carreta a cabine do cavalo (o eixo dianteiro) subiria, ficando suspenso no ar.

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa definição, clara e objetiva. Mesmo sem conhecimento técnico está fácil de entender.
Parabéns.

Anônimo disse...

bota sem conhecimento nisso "carroçaria" q eu saiba nao existe e sim carroceria e nao tem nada a ver toco e truck com carroceria tem caminhoes toco com carroceria grande e trucks com carroceria pequena flw.
fonte:meu pai é ciminhoneiro seu noob.

Anônimo disse...

*caminhoneiro♀☺☻♥♠♣♦•8○•7♀ rsrsrsrs

Anônimo disse...

Kkkk o outro corrigindo o cara e escreve erradoo falow ai caminhoneiroo...kkkkk

Anônimo disse...

Muito boa essa explicação era exata mente o que eu estava precisando saber

Rânio Lima disse...

É uma cilada Bino!!!

Midnight Story disse...

Tips dan Trick Bermain Judi Online
Agen Togel Hongkong
Museumbola Slot Habanero
Museumbola Slot Pragmatic
Museum Toto
AKSES SEGERA SITUS KAMI 1 ID BANYAK PERMAINAN

WA OFFICIAL : +6283157394921